Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Duas doses

Cobertura vacinal contra a Covid-19 em Cuiabá é de apenas 14%; veja melhores e piores do estado

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cobertura vacinal contra a Covid-19 em Cuiabá é de apenas 14%; veja melhores e piores do estado
O governo de Mato Grosso atualizou, na terça-feira (27), o ranking de aplicação das vacinas nos municípios. Cuiabá está bem abaixo dos primeiros colocados, com pouco mais de 14% de toda a sua população imunizada completamente contra a Covid-19. Em primeiro, aparece Porto Estrela e na última colocação Sapezal.


Leia mais:
MPE investiga pessoas que tomaram mais de uma vez 1ª dose de vacina contra a Covid
 
O Governo de Mato Grosso recebeu, até a manhã desta terça-feira (27.07), 2.438.340 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já pactuou a distribuição de 2.436.534 doses aos 141 municípios do Estado, ou seja, 99,9% do total recebido.
 
Das 2.367.933 doses retiradas pelos municípios, as prefeituras aplicaram 1.902.925 (80%), sendo 1.476.118 como primeira dose ou dose única e 426.807 como segunda dose. O percentual da semana passada era de 94%.
 
As cidades que estão com a maior cobertura vacinal são: Porto Estrela (37.05%); Nossa Senhora do Livramento (34%); General Carneiro (33,83%); Santo Afonso (32,46%) e São Félix do Araguaia (25,22%).
 
Já os municípios com a pior porcentagem de população completamente imunizada são: Sapezal (4,67%); Tapurah (5,30%); Cotriguaçu (5,39%); Nova Bandeirantes (6,08%) e Lucas do Rio Verde (6,25%). Veja o ranking completo AQUI.

Em Lucas do Rio Verde, que aparece como um dos piores no quesito cobertura vacinal, a prefeitura notificou o Ministério Público (MPE) sobre três pessoas que decidiram, por conta própria, tomar mais de uma vez a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
 
Cuiabá aparece apenas na 53ª colocação dos municípios com maior cobertura vacinal. A capital mato-grossense só aplicou, até agora, 55,38% das doses recebidas para o reforço na sua população e 88,65% da primeira dose.
 
Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Campos de Júlio (99%), Alto Boa Vista (98%), Colíder (97%), Novo Mundo (96%), Diamantino (94%), Ribeirãozinho (94%), Conquista D’Oeste (93%), Jaciara (93%) e Arenápolis (93%).
 
Considerando as vacinas destinadas à população indígena, alguns municípios podem contabilizar as doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassar o limite de 100% da aplicação.
 
Na força-tarefa da vacinação, cabe ao Governo do Estado fazer a logística de distribuição, que é definida pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
 
A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição é feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também disponibiliza sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.
 
É importante ressaltar que o Governo Federal define o total de doses que cada estado recebe. Essa definição ocorre de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos prioritários e não pela quantidade absoluta da população.  

Incentivo

Previsto para os primeiros meses de 2020, o programa Imuniza Mais MT foi lançado na semana passada, prevendo incentivar a performance de cobertura vacinal do estado, além de premiar aqueles municípios que apresentarem melhor desempenho no cumprimento das metas estipuladas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Por meio do programa, serão investidos R$ 65 milhões até 2023, através de premiações, reforma, construção, aquisição de veículos, câmara fria, ar-condicionado, equipamentos de refrigeração, insumos, serviços, capacitações e comunicação.

Em relação à premiação, a primeira avaliação será feito em outubro de 2021, no valor de R$ 2,07 milhões. Serão premiados os municípios que melhor vacinaram contra a Influenza e Covid-19.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet