Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Notícias | Política MT

REUNIÃO NO ALENCASTRO

Em encontro com secretário do MDR, Emanuel defende estender política de resíduos sólidos com municípios do Vale do Rio Cuiabá

Foto: Luiz Alves

Em encontro com secretário do MDR, Emanuel defende estender política de resíduos sólidos com municípios do Vale do Rio Cuiabá
Durante encontro com o secretário nacional de saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) defendeu a proposta de estender a política de resíduos sólidos para toda a região do Vale do Rio Cuiabá, por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social. O encontro foi realizado no Palácio Alencastro, nesta quarta-feira (28).

Leia também:
Neurilan afirma que concessão regionalizada é única saída para resíduos sólidos e defende que estado firme parceria com municípios

Maranhão cumpre agenda de dois dias na Capital. Nesta quinta-feira (29), participa de encontro na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para debater as políticas de resíduos sólidos.

A concessão regionalizada tem sido defendida pelos gestores municipais, pois permite que diversos municípios se reúnam em um consórcio e façam licitação para contratar conjuntamente uma única empresa prestadora de serviço. Seria uma forma de diluir os custos entre as prefeituras contratantes e garantir viabilidade técnica para a prestação de serviços em cidades menores.

“Foi um encontro positivo do integrante do Governo Federal de vir in loco a capital de Mato Grosso para conhecer de perto as demandas de Cuiabá e conversar com as autoridades locais. Com certeza traremos frutos positivos desta visita para investirmos, especialmente, na política de resíduos sólidos em Cuiabá, com extensão para toda a região do Vale do Rio Cuiabá e apresentaremos uma solução única para o problema de resíduo sólido da nossa região”, enfatizou o prefeito.

Maranhão declarou que o debate sobre o descarte residual é extremamente importante porque a Capital é uma cidade com potencial turístico.

“Cuiabá é uma cidade importante e nós discutimos com o prefeito a questão do Consórcio que ele é presidente e sobre a questão dos resíduos sólidos. A cidade com a importância que tem, com a entrada aqui do Pantanal, que tem um apelo ecológico muito grande e turístico é fundamental esta obra”, frisou.

Ainda durante a visita, o prefeito declarou que uma agenda será articulada pelo deputado federal Emanuelzinho (PTB) junto aos demais representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional para trazer a obra de resíduo sólido para Cuiabá.

Participaram também do encontro, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga e o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Fronner de Mello.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet