Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Ameaças de barrar envio

Neurilan diz que falta diálogo de Gilberto com AMM sobre municípios com baixa taxa de imunização

29 Jul 2021 - 16:00

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Neurilan diz que falta diálogo de Gilberto com AMM sobre municípios com baixa taxa de imunização
O presidente da Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM) Neurilan Fraga criticou as ameaças do Governo do Estado de barrar o envio de doses de vacinas contra a Covid-19 a municípios com baixa taxa de imunização. Segundo ele, a AMM poderia intermediar o contato entre Estado e municípios,mas ‘faltou diálogo’ principalmente com o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo.


Leia também:
Mauro quer barrar envio de doses a municípios com baixa imunização contra a Covid-19; Cuiabá tem 34 mil paradas

“Se você tem lá 30 municípios que não estão correspondendo, se o secretário Gilberto entrar em contato com os municípios através da AMM nós vamos buscar saber o que de fato está acontecendo, e isso não tem acontecido”, afirmou o presidente. “O secretário Gilberto não tem feito isso. Então você não pode penalizar alguém se você não teve contato com ele. Se você de fato falou com o prefeito, ou através da AMM nós falamos com o prefeito, e se de fato ele não está aplicando as vacinas como deveria aplicar, aí eu concordo com o governador, mas esse diálogo não teve ainda, esse é um ponto”. 

Neurilan ainda disse que não acredita que os prefeitos estejam deixando a vacinação de lado. Para ele, as taxas baixas de alguns municípios devem estar relacionadas a falta de lançamentos no sistema, vacinas armazenadas para a segunda dose ou dificuldades de logística em municípios muito afastados. “Vamos ter em alguns casos pontuais a dificuldade da distribuição, mas não é por falta de vontade. Precisa ter sim, a AMM faz essa reclamação, está faltando diálogo do secretário de saúde com quem representa os municípios para que nós possamos fazer essa interlocução junto aos prefeitos e procurar saber, a partir do momento que aquele prefeito não tomou as atitudes que deveria tomar, se de fato ele não está aplicando, aí sim eu defendo, inclusive, de fato, a penalização. Mas por enquanto eu acho que é uma decisão precipitada porque faltou diálogo e tem que passar na Comissão Tripartite”, defendeu. 

O governador Mauro Mendes já afirmou, em vídeo encaminhado aos prefeitos na última quarta-feira (28), que pretende barrar o envio de doses para municípios que estejam com baixo índice de vacinação. O pedido será feito pelo secretário estadual de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é quem define sobre a distribuição. Cuiabá tem atualmente 34 mil doses de vacinas paradas, mas o percentual é de 88,65%, considerado bom.

Segundo Mauro Mendes, 35 municípios figuram com menos de 75% de imunização em Mato Grosso. "Não é justo ficar com vacina estocada, parada. Até imagino que tem gente que aplicou e não colocou no sistema. Isso é ruim para Mato Grosso. Por isso que ficamos feios na foto quando mostram a quantidade de vacinados. Por isso estamos fazendo este apelo. Não adianta fazer a fichinha e guardar na gaveta", disse o governador. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet