Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Dois ainda procurados

Comandante crê que pelo menos um dos bandidos do ‘Novo Cangaço’ esteja morto na mata

30 Jul 2021 - 11:48

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

Foto: Gilberto Leite

Comandante crê que pelo menos um dos bandidos do ‘Novo Cangaço’ esteja morto na mata
O comandante do 9º Comando Regional de Alta Floresta, tenente-coronel Arruda, afirmou nesta sexta-feira (30) que pelo menos um dos dois bandidos do ‘Novo Cangaço’, que seguem desaparecidos na mata, pode estar morto por falta de alimentação. Um dos comparsas disse que, quando o viu, há vários dias, ele vomitava bastante e estava bastante debilitado. O suspeitos fazem parte do grupo que roubo de R$ 900 mil das agências do Sicoob e Sicredi, no município de Nova Bandeirantes (1.026 quilômetros de Cuiabá), no dia 04 de junho.


Leia mais:
Preso pela PM, membro do ‘Novo Cangaço’ relata que comia plantas e frutos jogados por macacos
 
“Temos dois foragidos na mata. Dos quais, um provavelmente está morto. O cerco continua. Eles estão identificados, sabemos quem são. Manteremos a Força Tática fazendo todo policiamento, para manter a segurança na região”, disse o comandante nesta sexta-feira.
 
O tenente-coronel Arruda ainda explicou que, quando Salvador Santos Portela, 50 anos, foi preso – no dia 09 de julho – relatou que um dos dois foragidos estava passando muito mal, desmaiando e vomitando.
 
“Eles estavam sem alimentação. Não estava aguentando a vida escondido na mata. Como a prisão aconteceu 15 dias depois disto, ele acredita que o comparsa não conseguiu sobreviver”, completou o comandante.
 
Por fim, o comandante destacou o trabalho feito pelas forças de segurança e a pronta resposta para o caso. “A preocupação, logo de início, foi de que isto [ataques do Novo Cangaço] viesse a ser constante. Com o insucesso deste assalto, mostramos que Mato Grosso está acima deste tipo de crime e, se acontecer, responderemos à altura”.
 
Depoimento
 
“Quando prendemos o Salvador, ele nos explicou a dinâmica dele ter ficado na mata por um período. Por conta do cerco, ele evitou sair da região. Sobreviveu se alimentando de frutos que macacos jogavam, palmito, quando ele conseguia colher, brotos de plantas, flores, entre outros”, explicou o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva.
 
Como estava bastante debilitado por conta da falta de alimentação e pela desidratação, Salvador tentou a sorte e resolveu deixar a mata. Porém, acabou preso em um estabelecimento comercial.
 
No dia de sua prisão, Salvador confessou a participação no roubo e levou os policiais até seu esconderijo na mata. Com ele foram encontradas duas espingardas, munições, coletes balísticos, joias e a quantia de R$ 50.407,60.
 
Saldo da operação
 
Os mortos são: Romário Oliveira Batista, Maciel Gomes de Oliveira, Luiz Miguel Melek, Waldeir Porto Costa, conhecido como Índio, Diego de Almeida Costa, Adailton Santos da Silva, Ronaldo Rodrigues de Souza e/ou Francisco de Assis Cavalcante dos Santos, conhecido como Galego, Cristiano de Jesus Nunes, de 28 anos, e Samuel Santos Silva, conhecido como Salvador, 44 anos.
 
Os presos são: Salvador Santos Portela, 50 anos, que teve a prisão convertida para preventiva, Edenicio Pereira Cavalcante, conhecido como Coroinha, que teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, Josias Silveira, que teve a liberdade provisória com o uso de tornozeleira eletrônica, Franklis Souza de Jesus, conhecido como Frann, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e Valdecir de Salles Barboza, cuja prisão em flagrante foi convertida em preventiva.
 
O roubo as agências do Sicredi e Sicoob aconteceu no dia 4 de junho. Na porta do banco eles deixaram reféns sem camisa e com as mãos para cima, enquanto faziam o recolhimento do dinheiro. Para assustar e evitar a chegada dos policiais, eles dispararam vários tiros em frente à praça pública.
 
Todo ato é semelhante ao usado no estilo Novo Cangaço, que estava extinto em Mato Grosso desde 2013.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet