Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

contra a Covid-19

Gilberto diz que Cuiabá tem mais de 70 salas de vacina e cobra celeridade na imunização

05 Ago 2021 - 12:04

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Gilberto diz que Cuiabá tem mais de 70 salas de vacina e cobra celeridade na imunização
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, criticou o fato de municípios grandes, como Cuiabá, terem poucos pontos de vacinação. O gestor citou que a capital tem cerca de 70 salas de vacina na rede básica de saúde, e poderia usá-las para acelerar a imunização contra o novo coronavírus (Covid-19).


Leia também:
Gilberto diz que com avanço da vacinação, Governo deixou Sputnik V em ‘stand by’

“É expertise já do SUS, de todos os municípios, fazer imunização da população. O que há é... alguns municípios, e aí tenho que citar que são exceções, não é a grande maioria, com estratégias equivocadas, economizando salas de vacina. Nós temos no estado de Mato Grosso mais de 800 salas de vacina. Não justifica em grandes municípios você ter cinco, seis pontos de vacinação. Se não me engano só em Cuiabá tem em torno de 70 salas de vacina. Então nesse momento a vacina não pode perder tempo, ela precisa ir para o braço das pessoas, vai aumentar de forma significativa a chegada de vacinas e os municípios precisam correr com mais velocidade”, defendeu.

Atualmente, Cuiabá tem como polos de vacinação contra a Covid-19 o Senai Porto, a Assembleia Legislativa, o Sesi Papa, a UFMT, o Sesc Balneário e o Senai Distrito Industrial. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sempre afirmou que não instalava mais locais porque não havia vacinas suficientes para tal.

Para Gilberto, no entanto, a situação é outra, já que no sistema consta que há vinte mil vacinas paradas na capital. “Pelo painel que nós analisamos, hoje é terça-feira, nós publicamos um novo painel de ‘rankeamento’, ou o município não está lançando no sistema ou quase todos os municípios, com raras exceções, tem vacina para aplicar. Só hoje está sendo encaminhado 940 mil doses de vacina. Se vocês pegarem e analisar pelo painel, só em Cuiabá tinha vinte mil doses de vacina. Então é estratégia municipal de vacinar, existe um cronograma de chegada de vacina muito mais robusto a partir desse momento, então os municípios deveriam acelerar as estratégias de vacinação para que a gente consiga a tal imunidade de rebanho o mais rápido possível”, defendeu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet