Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Imunoclin

Farmacêutica e enfermeiro abrem clínica de vacinas em Cuiabá: “é o meio mais simples de prevenir doenças”

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Farmacêutica e enfermeiro abrem clínica de vacinas em Cuiabá: “é o meio mais simples de prevenir doenças”
A farmacêutica Cris Grayce Souza Saibert Boscarato e o enfermeiro Fabiano Rodrigues Santos sempre se interessavam pelo assunto vacina, unido por um desejo de abrir uma clínica especializada em oferecer este serviço. Há cerca de três meses, a vontade dos dois se concretizou com a Imunoclin, no Edifício Saúde, na capital mato-grossense.


Leia também:
Ministério da Saúde confirma dose de reforço contra Covid-19 a partir de setembro

“Temos vacinas de recém-nascido a idoso”, explica o enfermeiro em entrevista ao Olhar Direto. Com pacotes vacinais, vacina domiciliar, escolar e empresarial, a Imunoclin oferece imunizantes que, geralmente, o Sistema Único de Saúde (SUS), não oferta. Há casos ainda de vacinas da rede privada com uma cobertura vacinal maior daquelas disponibilizadas na rede pública.



Crianças com dois meses normalmente tomam três vacinas, por exemplo. A Imunoclin oferece a vacina hexavalente, pneumo-13 e rotavírus, enquanto o SUS oferece pentavalente, pneumo-10 e IPV. “São as três vacinas de cobertura também, só que a deles é pneumo-10, enquanto a nossa é pneumo-13, que tem uma cobertura maior”, exemplifica o enfermeiro.

Para crianças, inclusive, a clínica oferece pacotes vacinais. O pacote de 2 a 9 meses é composto por Hexavalente, Pneumocócica 13, Rotavírus pentavalente, Meningocócica ACMY, Meningocócica B e Febre Amarela. Já o pacote de 12 a 24 meses possui Hepatite A, Tríplice Viral, Varicela, Meningocócica ACMY, Meningocócica B, Pneumocócica 13 e Pentavalente. Ambos os pacotes são parcelados em até seis vezes.



Outro caso comum em que a Imunoclin oferece uma cobertura vacinal maior que o SUS é a vacina da gripe. Enquanto a rede pública oferece a opção trivalente, que cobre três tipos de vírus de gripe, a Imunoclin oferece a quadrivalente, com quatro tipos.

“Outra vantagem que tem na clínica privada é que todas as nossas vacinas são monodoses. É uma dose individualizada cada vez que for fazer a vacina”, explica o enfermeiro. Por ser monodose, diminui-se o risco de contaminação. “A vacina do SUS é boa? Claro que é boa e acho que nosso programa nacional de vacinação é um dos melhores do mundo, mas como vem multidose há chance de ocorrer contaminação. É difícil de acontecer, mas a chance é maior”, completa.



Para oferecer um bom atendimento, a Imunoclin possui um aplicativo que faz todo o gerenciamento da clínica e dos pacientes. A partir do momento que o cliente toma a vacina, fica cadastrado, indo automaticamente para a carteirinha de vacinação. Caso o paciente queira, é possível cadastrar outras vacinas tomadas fora da Imunoclin e realizar também uma análise da carteira para que seja recomendada a aplicação de alguns imunizantes.

A Imunoclin surge em um momento em que os movimentos antivacina estão fortes no Brasil, mas Cris enxerga como uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a importância da imunização, visto que “a vacina é o meio mais simples de prevenir uma doença”, defende a farmacêutica.



“Isso é uma das nossas metas: acabar com esse tabu. Tem muita gente que não sabia que existia o trabalho de clínicas privadas de vacina. Claro, a pandemia fez ter esse tabu das vacinas, mas as pessoas estão vendo a importância da imunização. A vacina já curou muitas doenças. Foi erradicado poliomielite, por exemplo. Queremos conscientizar as pessoas, além da prestação de serviço. A vacina é o meio mais simples de prevenir uma doença”, explica a farmacêutica.

Não somente serviço, a Imunoclin visa trazer acolhimento, com um atendimento diferenciado. “Não queremos ser mais um. Queremos ter um diferencial. Hoje, com tudo que está acontecendo na vida das pessoas, com a pandemia, a coisa mais importante além do serviço que a gente presta é o acolhimento pessoal e atendimento. É fazer com que as pessoas se sintam acolhidas, bem atendidas e segura", finaliza.

A Imonoclin fica localizada na sala 12 do primeiro andar do Edifício Saúde, na Avenida Bosque da Saúde, número 888, no bairro Jardim Aclimação, em Cuiabá. Telefone para contato (65) 99803-2386. Siga a Imunoclin no Instagram.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet