Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Curso técnico em agropecuária se inicia; 342 alunos atendidos de forma híbrida

Foto: Secom-MT

Curso técnico em agropecuária se inicia; 342 alunos atendidos de forma híbrida
Curso Mediotec, de Técnico em Agropecuária, teve sua aula inaugural realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), junto com as Escolas Técnicas Estaduais (ETE’s). Ao todo, 342 alunos que iniciaram o curso de forma híbrida. Mediotec também se faz em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos – programa de capacitação para ingresso de profissionais no mercado de trabalho.


Leia mais: 
Mestre que usa capoeira para ajudar jovens em vulnerabilidade social será homenageado em documentário
 
“O Mediotec é um programa que oportuniza aos alunos da rede pública cursar ao mesmo tempo, um curso técnico. Esta ação é focada em oportunizar a estes jovens o ingresso ao mercado, logo após a conclusão dos estudos, e, assim diminuir as desigualdades sociais e ampliar a geração de emprego e renda no Estado”, informou o secretário da Seciteci, Nilton Borgato.

Cinco ETE’s coordenarão o curso em nove escolas situadas nos municípios de Barra do Garças, Sinop, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.

“Estas turmas são de municípios no entorno das Escolas Técnicas, que ficarão responsáveis por todo suporte e atendimento destas turmas, então Conselvan e Colniza, por exemplo, são atendidas por Alta Floresta, as turmas de Querência e Alto Boa Vista por Barra do Garças, Peixoto de Azevedo e União do Norte por Sinop, Paranatinga e Santiago do Norte estão a cargo de Lucas e Campos de Júlio, Mirassol e Pontes e Lacerda por Tangará”, explicou a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares.

O diretor da ETE de Alta Floresta, Edson Amaro, ressalta que a parceria com os gestores dos municípios e das escolas foi fundamental para a realização destes cursos. “A atuação dos entes municipais e da coordenação das escolas, tem sido fundamental neste processo, com apoio logístico, espaço físico para as aulas, e, desta forma estamos levando para dentro da comunidade o conhecimento e a formação profissional. Os alunos estão com muita expectativa, por poderem estudar, sem precisar deixar suas famílias para realizar o sonho de se tornar um profissional”, disse.  

“O Curso Técnico em Agropecuária será uma ferramenta fomentadora deste processo de desenvolvimento da agricultura familiar nos 11 assentamentos rurais e até nas aldeias indígenas peixotenses, mas tem foco também no preenchimento das vagas do mercado de trabalho, por meio de uma mão-de-obra qualificada para atender inclusive as demandas do agronegócio da região extremo norte de Mato Grosso”, destacou a primeira-dama de Peixoto de Azevedo, Marisete Alberti Souza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet