Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

CONSCIENTIZAÇÃO

Em alusão ao Setembro Amarelo, Unimed mobiliza conteúdos especiais sobre o tema em suas redes sociais

Foto: Reprodução

Em alusão ao Setembro Amarelo, Unimed mobiliza conteúdos especiais sobre o tema em suas redes sociais
Em alusão ao Setembro Amarelo, a Unimed Cuiabá vai mobilizar em suas redes sociais conteúdos sobre o cuidado com a saúde mental. O material faz parte da "Aquarela da Saúde"e tem por finalidade a educação em saúde e o autocuidado, tendo como foco o "Setembro Amarelo", com o tema "Se cuidar é um verdadeiro ato de amor-próprio". A ação se caracteriza como um incentivo ao diálogo sobre um tema delicado. 


Leia mais: 
Feriadão da Independência deve ter aumento de 34% no tráfego de veículos de passeio e redução de carretas e caminhões

O número de pessoas com algum tipo de transtorno mental e de ansiedade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cresce de forma exorbitante. Atualmente cerca de 300 milhões de pessoas no mundo possuem algum transtorno, sendo o Brasil o líder no ranking em transtornos de ansiedade, com 9,3%.

O médico psiquiatra Dr. Nicolau Ávila Cruz explica que fatores individuais, sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais podem ser determinantes para o desequilíbrio emocional. Tudo isso se torna ainda mais intenso em decorrência da pandemia da Covid-19, especialmente, para quem possui transtornos marcados pelo medo e preocupação ativados. 

"A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências e ao modo como lida com os seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Por isso é primordial o reforço nas ações para manter a saúde física e mental. Se cuidar é um verdadeiro ato de amor-próprio", comenta. 

O especialista ressalta que ter saúde mental engloba alguns pontos como: Estar bem consigo mesmo e com os outros; Aceitar as exigências da vida; Saber lidar com as boas emoções e com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida; Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Entre as dicas para manter a saúde física e mental estão a prática de exercícios físicos de forma regular, alimentação equilibrada, dormir bem e manter consultas médicas e exames regulares. "O cuidado integral com a saúde auxilia na conquista de bons hábitos que impactam de forma positiva a vida. A construção é diária, por isso a regularidade é tão importante", acrescenta. 

O especialista frisa ainda que saber lidar com as emoções negativas faz parte da vida, e quando isso não é possível, buscar ajuda profissional é necessário. "Devemos quebrar paradigmas e sempre estar sensíveis aos sinais que nosso corpo manifesta. Seja com aparecimento de sintomas físicos, como tremores, cansaço, sensação de falta de ar ou asfixia, coração acelerado, entre outros. O diagnóstico e tratamento se torna mais eficaz quando feito no início, favorecendo a vida plena. Afinal, se cuidar é um verdadeiro ato de amor-próprio", finaliza. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet