Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Acordo com a justiça

Governador visita Pantanal em busca de soluções para diminuição dos níveis das baías de Chacororé e Siamariana; fotos e vídeo

10 Set 2021 - 09:48

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Governador visita Pantanal em busca de soluções para diminuição dos níveis das baías de Chacororé e Siamariana; fotos e vídeo
O governador Mauro Mendes (DEM) visita, nesta sexta-feira (10), o Pantanal de Barão de Melgaço para entender o problema e buscar soluções para a diminuição dos níveis da água das baías de Chacororé e Siamariana. A visita faz parte de um acordo realizado com o juiz da Vara do Meio Ambiente, Rodrigo Curvo, após o Ministério Público cobrar providências.


Leia também:
Ribeirinho conta que Baía de Chacororé começou a secar em março de 2020: 'dá para andar a pé'

Segundo o juiz Rodrigo Curvo, houve uma ação civil pública proposta pelo MP contra o estado que tem por objeto as baías de Samariana e Chacororé, em que foi proferida uma decisão liminar favorável ao MP. O processo, então, foi encaminhado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Matéria Ambiental da Vara de Meio Ambiente.

“Tanto o MP quanto o Estado de MT podem, fora das amarras tradicionais do processo, procurar pontos de consenso e soluções negociadas”, explicou Rodrigo. “Foi feita uma proposta pelo juiz para que fizessem uma paralisação do pleito para realizar uma vistoria. Hoje estamos aqui com esse objetivo, fazer essa vistoria dessa ação civil pública visando identificar alguns pontos de interesse já apresentados pela promotora e pelo estado de Mato Grosso com todos os seus técnicos”, completou.

O governador Mauro Mendes afirmou que se colocou à disposição para o evento, mas lembrou que a falta d’água é um problema mundial e não só de Mato Grosso. “Não estava nem programada essa agenda, mas me coloquei à disposição para estar aqui presente em função de que é um tema relevante, é um patrimônio essas baías, essa região, o Pantanal, e como engenheiro, como governador, eu vim aqui para ajudar a construir as soluções”, afirmou o democrata.

“O problema da falta de chuva hoje é no Brasil inteiro, não é um problema pontual de Mato Grosso ou uma intercorrência. Existe uma mudança de clima no planeta e nós temos que compreender isso e fazer alguma coisa para minimizar ou evitar esses danos causados pelas mudanças climáticas que estão acontecendo no mundo”, completou.

Corixos secos

Foto: Olhar Direto

À priori, os presentes identificaram que a seca dos corixos pode ser a causa do problema nas baías. Segundo o deputado estadual Allan Kardec (PDT), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que também participou do encontro, o ‘córrego Chacororé’, que alimenta a baía, está seco.

“Esse é um dos pontos onde o rio Cuiabá alimenta a Baía de Chacororé: o córrego Chacororé, que na realidade é uma bocaina que volta água do rio Cuiabá para a baía de Chacororé. Tem uma intervenção já feita pela Sema e pela Sinfra, o nível da água está muito baixo, quando subir essa água vai voltar para Chacororé. Agora tem que fazer uma limpeza do canal de 1,5km até a chegada”, explicou.


Vídeo: Olhar Direto

O problema

As baías de Chacororé e Siamariana chamaram atenção em janeiro de 2021 ao serem retratadas totalmente secas. Desde então, a Assembleia e o Governo do Estado investigam as causas e tentam buscar soluções para o problema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet