Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Sem serventia

Secretário confirma que portas à esquerda de novos ônibus de Cuiabá e VG não terão utilidade alguma

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Secretário confirma que portas à esquerda de novos ônibus de Cuiabá e VG não terão utilidade alguma
O secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra, Rafael Detoni, confirmou na audiência pública desta quinta-feira (16), realizada para discutir o anteprojeto do Bus Rapid Transit (BRT), que será implantado em Cuiabá e Várzea Grande, confirmou que as portas à esquerda dos novos ônibus comprados pelas duas cidades recentemente não terão qualquer utilidade para o novo modal, já que são de piso alto e incompatíveis com as estações.


Leia mais:
Ônibus comprados por prefeituras de Cuiabá e VG são incompatíveis com estações e terminais do BRT

Detoni pontuou que a participação de todos sempre foi muito importante desde o início do processo, mas lembrou que a Prefeitura de Cuiabá tomou a decisão de não participar.


Ônibus com entrada mais alta e porta à esquerda em VG (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto) 

“A gente respeita. Mas eles foram notificados na apresentação do resultado, em dezembro. O governador deixou claro, inclusive para o secretário de Mobilidade Urbana, que seria de piso baixo. Era uma premissa do VLT, algo que veio do transporte ferroviário. Quando o prefeito [Emanuel Pinheiro] anunciou a chegada dos novos ônibus, encaminhamos nota técnica, em março, recomendando que aguardasse a conclusão do anteprojeto. Fizemos condicionamento de frota, quantos articulados, padrons, mas a prefeitura não quis considerar aquela nota e deu sequência no encaminhamento”, explica o secretário.
 
Detoni comenta que, os ônibus continuarão a servir a sociedade, que terá ônibus com ar-condicionado, mas que “as portas à esquerda não terão nenhuma utilidade, pois são incompatíveis com a altura das estações”.
 
O secretário garante que este projeto segue o que é pedido no mundo e também atende a cobranças feitas pela Justiça, de sempre pregar por uma acessibilidade universal. “. Não faz sentido manter um padrão de transporte que é utilizado desde que me entendo por gente. Qual a novidade? A própria concessão de Cuiabá prevê a incorporação de novas tecnologias. Porque não foi incorporado? Porque perderam este tempo? O nosso entendimento é de que este é o melhor serviço ofertado”.

À época das entregas dos veículos, Emanuel disse que os ônibus “terão portas para os dois lados para atender o modal que será implantado na Capital. Se for o VLT, a porta para o lado direito e se for BRT usará o lado esquerdo (de piso alto).  Estou entregando o BRT para Cuiabá, esses 144 ônibus já representa o BRT. E peço ao Estado que nos ajude a trazer a modernidade, o que existe de melhor no desenvolvimento sustentável, no caso, o VLT”.
 
Piso alto
 
Olhar Direto noticiou nesta quinta-feira (16) que os ônibus adquiridos pelas prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande recentemente, em novas licitações do transporte coletivo, são incompatíveis com as estações do Bus Rapid Transit (BRT), que deverão ser construídas em substituição ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), nas duas cidades.
 
O anteprojeto do BRT aponta que os ônibus dos eixos serão de piso baixo, porém, as duas prefeituras compraram novos ônibus cuja abertura para a esquerda é de piso alto.
 
Sobre isto, a Sinfra pontuou, em documento datado do último dia 10 de setembro, que a integração entre as linhas de eixo BRT com outras de passagem no corredor podem ocorrer de duas maneiras:
 
I - nas linhas troncais que operam de forma mista, ou seja, dentro e fora do corredor a operação será com frota de piso baixo e porta em ambos os lados. Estas linhas estão apresentadas no Memorial Descritivo da Rede de Transportes.
 
II - Linhas radiais que circulam em trechos curtos nas avenidas onde estão os corredores exclusivos com paradas à direita e acesso às estações de canteiro central por travessia semaforizada. Neste caso opera-se com a frota comum, ou seja, ônibus de piso alto com portas somente à direita.
 
Ainda conforme a Pasta estadual, “no caso da frota adquirida pela prefeitura de Cuiabá, com piso alto e portas à esquerda, estes veículos poderão utilizar as faixas exclusivas desde que operados em viagens expressas, ou seja, sem paradas nas estações”. Em outras palavras, os ônibus não são compatíveis com as estações/terminais do novo modal.
 
A Sinfra ainda lembra no documento que a “a Prefeitura de Cuiabá foi devidamente informada sobre os padrões geométricos adotados no BRT, a primeira vez em 04 de janeiro quando foram enviados os estudos técnicos que definiram pelo BRT em substituição ao VLT e em 11 de março por meio de uma nota técnica emitida pela Sinfra à Semob”.
 
Da frota operacional estimada de 451 veículos, 30 são ônibus padrão com piso baixo e portas de ambos os lados pois serão empregados em linhas de passagem no BRT.
 
Outro lado
 
A Prefeitura de Cuiabá informou que quanto aos apontamentos elencados, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa:
 
-  Ao contrário do que sustenta o Governo do Estado, a Pasta foi notificada em 4 de janeiro de 2021 - quando  foram enviados os estudos técnicos e, não o projeto do modal - que definiram o modal  BRT em substituição ao VLT.
 
- Porém, o trâmite do processo de licitação do transporte coletivo já havia sido concluído pela Prefeitura de Cuiabá em 2019, inclusive, as empresas ganhadoras do processo de licitação já haviam adquirido junto às fábricas os 144 novos ônibus.
 
- Por fim, reiteramos  que os ônibus novos são adaptados para atender tanto o modal BRT quanto o VLT.
 
Várzea Grande
 
Em contato com a Prefeitura da cidade Industrial, a redação do Olhar Direto foi informada que oficialmente não haveria resposta, tendo em vista que a procurada para dar explicações seria a empresa que licitou os ônibus.
 
Por parte da empresa União Transportes, eles não sabem se irão responder sobre o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet