Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

'Rios+Limpos'

Mato Grosso é contemplado por programa federal para limpeza de resíduos sólidos de rio e baías

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Mato Grosso é contemplado por programa federal para limpeza de resíduos sólidos de rio e baías
O Ministério do Meio Ambiente contemplou Mato Grosso no Programa Nacional “Rios+Limpos”, no rio Cuiabá e nas Baías de Siá Mariana e Chacororé, localizadas no Pantanal. O projeto visa recolher e dar destino correto aos resíduos sólidos, recicláveis ou não, destes locais.


Leia também:
Sema discute com Ibama o resgate de animais e cadastramento de voluntários para atuar no Pantanal mato-grossense

Em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a retirada de resíduos sólidos, recicláveis ou não, dos rios e baías mato-grossenses segue até sábado (18), quando as ações retornam para a região de Cuiabá e Várzea Grande. No município de Barão de Melgaço (a 125 km de Cuiabá), o programa envolverá 15 comunidades ribeirinhas com 700 famílias.

O lançamento do programa aconteceu nesta quinta-feira e definiu Cuiabá e Várzea Grande como centro por conta da conexão com o rio. “São cidades que se desenvolveram a partir do rio e escolhemos esta época pelos rios estarem mais baixos. É um bom exemplo para mostrar que Mato Grosso tem feito um bom trabalho no sentido de conscientizar a população”, pontua o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, celebrou o fato do estado de Mato Grosso ser protagonista em uma ação tão importante para a agenda ambiental urbana e ressaltou que a Sema é parceira do Ministério do Meio Ambiente nesta ação de medidas voltadas ao saneamento básico, disposição adequada de resíduos sólidos e ações de limpeza com a retirada destes resíduos em nossos cursos d´água.

“Temos a honra do lançamento do programa aqui em nosso Rio Cuiabá na semana que comemoramos o dia mundial da limpeza, uma movimentação de mais de 180 países e mais de 50 milhões de pessoas engajadas e envolvidas no dia da limpeza de áreas urbanas, dos rios e de cursos d’aguas”, disse a secretária.

Com informações de assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet