Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Na ALMT

Secretário de Educação é convocado para dar explicações sobre fechamento de escolas estaduais em Várzea Grande

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário de Educação é convocado para dar explicações sobre fechamento de escolas estaduais em Várzea Grande
A Assembleia Legislativa aprovou o requerimento do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) para convocar o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, a prestar esclarecimentos sobre o fechamento de escolas estaduais em Várzea Grande. A audiência deve ter participação da direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) no município, e está prevista para a próxima segunda-feira (20), a partir das 14h, no plenário da Assembleia.


Leia mais:
Porto é pressionado por professores em VG e precisa esperar PM para deixar escola; garantiu que ninguém será prejudicado
 
A possibilidade de a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fechar a Escola Estadual Licínio Monteiro da Silva e ceder o prédio para o município de Várzea Grande provocou mobilização e protestos da comunidade escolar, pois o fechamento prejudica centenas de alunos. Há também possibilidade de fechamento da Escola Estadual Demétrio Pereira.
 
“O governador Mauro Mendes, que entrará para a história como o pior gestor de todos os tempos na educação estadual, quer fechar mais escolas. Recebemos notícias do fechamento das escolas Licínio Monteiro e Demétrio Pereira, em Várzea Grande. Um governo tem que abrir escolas e não fechar escolas. Por isso, queremos esclarecimentos sobre essa decisão da Seduc”, disse Lúdio.
 
O deputado criticou a decisão do governo de fechar escolas para economizar, sem considerar o impacto na comunidade. “O governador tem a cabeça de patrão, quer reduzir custos sem levar em consideração o custo social. O papel mais importante do Estado é tornar realidade os direitos da população”, afirmou Lúdio.
 
A convocação será transmitida pela TV Assembleia (canal 30.1), Rádio Assembleia (89.5 FM) e nas páginas https://www.facebook.com/LudioMT/ e https://www.youtube.com/LudioMT ao vivo.

Pressão

O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, passou por momentos de pressão e cobrança, após uma reunião na cidade de Várzea Grande, com o secretário de Educação do Município, Silvio Fidelis, onde professores e membros do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep-VG) manifestavam contra fechamento de cinco escolas na cidade industrial. 

Alguns vídeos que circularam nas redes sociais mostram uma confusão nos fundos da Secretaria de Educação de Várzea Grande, em que o secretário foi cobrado pelos profissionais, que não deixaram ele entrar no carro para ir embora. Chovia muito na tarde de quinta-feira (16), quando houve a cobrança.

Segundo informações de participantes, Alan precisou retornar para a secretária, ficar esperando na cozinha, até que a polícia chegasse para poder fazer o acompanhamento dele até o carro, para que ele e sua equipe de assessoria pudessem voltar a Cuiabá. 

Em um vídeo publicado após o ocorrido, Alan cita que foi empurrado e narra a situação. “Eu fui me deslocando para o carro, naquele momento um grupo de pessoas me cercou, começou um empurra-empurra, algumas pessoas fizeram agressão verbal. Então, foi uma situação muito chata, e eu estou passando aqui para esclarecer a verdade”, explicou.
 
Serviço:
 
Convocação do secretário de Estado de Educação sobre fechamento de escolas estaduais em Várzea Grande
Data: 20 de setembro (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Assembleia Legislativa
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet