Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Pediu demissão

Vendedor denuncia racismo e homofobia após ser chamado de macaco por supervisor da Studio Z

Foto: Reprodução/Facebook

João fez a denúncia após ter pedido demissão da loja.

João fez a denúncia após ter pedido demissão da loja.

O cuiabano João Gabriel Guimarães Vieira, de 20 anos de idade, denunciou pelo crime de racismo e homofobia um supervisor da loja de calçados Studio Z, que fica localizada na rua Treze de Junho, no centro de Cuiabá. O ex-funcionário registrou o boletim de ocorrência na última sexta-feira (24) na 3ª Delegacia de Polícia do Coxipó. 


Leia também:
Avô é preso acusado de abusar sexualmente da neta de 14 anos enquanto ela dormia

De acordo com João, ele teve coragem de prestar queixa apenas após ter pedido demissão da empresa. Isto porque o ex-funcionário tinha medo de sofrer retaliações caso fizesse qualquer tipo de denúncia enquanto ainda tinha vínculo empregatício com a loja. 

"Só hoje tive coragem, pois foi muito difícil eu conseguir denunciar ou falar sobre isso, estava correndo o risco de perder o emprego e nessa pandemia não está sendo nada fácil [encontrar] serviço”, disse o jovem em uma publicação feita através das suas redes sociais. 

Enquanto desempenhou funções na loja, João conta que foi alvo de diversos comentários e brincadeiras homofóbicas. Em uma destas ocasiões, inclusive, o supervisor teria o chamado de “macaco”. Quando o questionou pelo motivo da injúria, o homem disse que era por causa do tamanho da sua orelha. 

Na postagem que fez em sua conta no Facebook, João disse que decidiu compartilhar o episódio que viveu na loja para, também, pedir ajuda e cobrar justiça pelo ocorrido. 

">

Outro caso de racismo 

Em julho deste ano, o servidor federal Paulo Henrique Arifa dos Santos, 38 anos, também alegou ter sido vítima de agressão e racismo na Studio Z, no Shopping Pantanal, em Cuiabá. Na ocasião, ele foi acusado de furto após fazer uma compra na loja. 

Na época, ele entrou na loja e comprou um par de sapatos masculinos por R$ 79,99. A vítima os calçou e saiu em direção a outra loja, para adquirir roupas. No outro estabelecimento, porém, Paulo foi surpreendido por cinco seguranças e uma vendedora da Studio Z, que passaram a acusá-lo de ter furtado os sapatos.

Um dos seguranças, então, tentou pegá-lo pelo braço, para tentar levá-lo para a sala da segurança, o que o levou a pisar em falso e lesionar o tornozelo. Em seguida, ele achou a nota fiscal e apresentou a prova de que havia comprado os sapatos.

Aumento de denúncias contra homofobia

De acordo com dados da ONG SaferNet, as denúncias contra homofobia na internet registraram alta de 106% entre janeiro e a primeira metade de junho de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. A organização, que fez o levantamento, atua no combate aos crimes virtuais.

A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da SaferNet recebeu 2.529 denúncias de homofobia na internet desde o início de 2021. Neste mesmo intervalo em 2020, a associação havia registrado 1.226 denúncias.

O que diz a Studio Z

A reportagem entrou em contato com a unidade da loja onde o jovem denuncia ter sido vítima de racismo e homofobia, porém, até a publicação desta matéria, não houve nenhuma manifestação de posicionamento sobre o ocorrido. O espaço segue aberto para futuras manifestações. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet