Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Grupo de risco

Adolescente transplantada renal comemora alívio após se vacinar contra a Covid-19: "Estou há quase 2 anos sem sair de casa"

Foto: Luiz Alves/Secom

Júlia é transplantada renal e não saía de casa há dois anos.

Júlia é transplantada renal e não saía de casa há dois anos.

Após quase dois anos sem sair de casa, Julia Aparecida Ferreira, de 15 anos de idade, teve o alívio que tanto aguardou. Transplantada renal, ela esteve entre os primeiros adolescentes de 12 a 17 anos que começaram a ser vacinados contra a Covid-19 na manhã desta segunda-feira (4), em Cuiabá. 


Leia também:
Funcionário denuncia ter sido insultada e agredida por patrão enquanto trabalhava em lanchonete

“Estou muito aliviada, porque estou há quase 2 anos sem sair de casa. Não vou para shopping, para lugar nenhum. Por eu ser transplantada renal, minha médica falou que não era para eu sair de casa enquanto não estivesse vacinada”, conta Júlia, que se vacinou no polo do Senai Porto. 

Ansiosa pelo momento em que poderia ser finalmente imunizada contra o vírus que matou cerca de 4,5 milhões de pessoas no mundo todo, a adolescente relata que o sentimento nesta manhã foi de imensa alegria. Além disso, ela ainda contou que já espera pela segunda dose para poder voltar às aulas presenciais. 

“Estava contando horas, minutos e segundos para tomar a vacina. Agora dá menos medo de sair de casa. Mesmo ainda tendo chance de pegar a doença, com a vacina o risco de complicações se torna menor. Por enquanto estou participando das aulas apenas online, mas depois de tomar a segunda dose pretendo voltar para as aulas presenciais. Não vejo a hora de ver meus amigos e colegas de sala”, disse a adolescente. 

A mãe de Julia, Vânia Fonseca Ferreira estava bastante emocionada e comentou sobre este momento tão esperado. “Graças a Deus minha filha foi vacinada. Tem quase 2 anos que ela não vai para o shopping, não vai passear e agora vai poder sair normalmente, sem deixar de continuar se cuidando. Estou muito feliz por isso. Toda a família está imunizada agora”, comemorou.

Quem também se imunizou nesta segunda foi a estudante de 14 anos, Maria Clara de Camargo Rodrigues, que também externou a felicidade em poder ser imunizada. “Graças a Deus chegou a minha vez de tomar a vacina, eu já estava muito ansiosa. Soube que abriu o cadastro pelas redes sociais da Prefeitura e logo minha mãe me cadastrou. Agora estou bem feliz, mais aliviada”. 

À diferença de Julia, Maria já estava indo às aulas presenciais. “Agora vou mais tranquila”, comentou Maria Clara. Taize Fernanda Bianchin, mãe dela, também não escondeu o alívio em ver a filha imunizada. 

“Estou mais confiante de deixá-la sair de casa, porque está mais protegida contra o coronavírus com a primeira dose da vacina. Agora é só esperar a segunda dose para ficar mais segura ainda. Na nossa casa só faltava a Maria Clara para ser vacinada e agora só falta a segunda dose dela. É um alívio para toda a família”, disse a mãe da jovem.

Vacinação de 12 a 17 anos

A vacinação contra o coronavírus do grupo de 12 a 17 anos começou nesta segunda-feira (04). O cadastro deste público foi aberto na última segunda-feira (27) no site vacina.cuiaba.mt.gov.br . A estimativa é que cerca de 54 mil jovens sejam contemplados com a vacina, mas até o momento pouco mais de 26 mil se cadastraram.

“Solicitamos aos pais que tenham filhos nessa faixa etária que façam o cadastro no site, para que possamos realizar a imunização deste público rapidamente”, comentou a coordenadora da campanha de imunização, Valéria de Oliveira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet