Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Outubro Rosa 2021

Governo de MT lança unidade móvel e anuncia meta de 13 mil exames e consultas para a saúde da mulher

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Governo de MT lança unidade móvel e anuncia meta de 13 mil exames e consultas para a saúde da mulher
O Governo de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira (4) a Campanha Outubro Rosa 2021. Neste ano, a campanha contará com o apoio de uma unidade móvel de Saúde da Mulher, além da estrutura do Hospital Estadual Santa Casa para realização de 13.064 atendimentos, entre consultas e exames.


Leia também:
Funcionário denuncia ter sido insultada e agredida por patrão enquanto trabalhava em lanchonete

De acordo com a primeira-dama Virginia Mendes, que é madrinha da campanha, a iniciativa é importante, principalmente, porque o tratamento precoce dos cânceres de mama e do colo do útero podem salvar vidas. Na ocasião, Virginia também informou que arrecadou cestas básicas para entregar a todas as pacientes que serão atendidas durante a ação no Hospital Estadual.  

“É uma honra ser madrinha dessa campanha que irá atender milhares de mulheres, pois o tratamento precoce salva-vidas. Essas mulheres vão realizar o tratamento de saúde que precisam e também levarão o alimento para sua família”, disse a primeira-dama. 

O Governador Mauro Mendes, por sua vez, também avaliou positivamente a iniciativa e disse acreditar que ela irá contribuir para o tratamento rápido e eficiente do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Isto levando em conta que alguns lugares não oferecem os exames capazes de diagnosticar as doenças.



“O estado de Mato Grosso está mais uma vez dando sua contribuição para cuidar das vidas das pessoas e tenho a convicção que muitas mulheres não vão ter as suas vidas ceifadas se forem diagnosticadas e tratadas adequadamente”, destacou o governador.

A unidade móvel que auxiliará o Hospital no atendimento das mulheres foi idealizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) em 2019 e adquirida pela pasta, por R$ 3.878.000, para iniciar em 2020 as atividades no interior do Estado. Contudo, devido à pandemia pela Covid-19, a implementação do serviço foi adiada.

“Estamos aqui inaugurando esse serviço inovador que idealizamos em 2019, mas não pôde entrar em funcionamento por causa do coronavírus. Agora, que as taxas de contaminação e hospitalização da Covid-19 estão baixas, estamos cumprindo com a nossa promessa e entregando à população um serviço de qualidade, que contribuirá para salvar a vida de mulheres que aguardam há anos por um exame ou consulta ginecológica ou da mama”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, participou do lançamento da campanha e parabenizou a gestão estadual pela iniciativa. O parlamentar acredita que, além de investimentos financeiros, a ação também está investindo na manutenção da vida da mulher. 

“Quando você não trata no início, a chance de perder uma vida é maior, então o maior investimento aqui é no ser humano, principalmente naquelas famílias que mais precisam e não tem condição de pagar por um exame”, pontuou o deputado.
 
Os atendimentos

De acordo com a assessoria do Executivo Estadual, durante todo o mês de outubro, a unidade móvel de Saúde da Mulher estará estacionada no Hospital Estadual e auxiliará na realização de exames preventivos. O Hospital também preparou uma estrutura com recepção, consultórios, box de testagem Covid-19 e aparelhos para exames.



A Campanha oferecerá consultas médicas especializadas e exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A ação será realizada em forma de mutirão, para que milhares de mulheres consigam acesso gratuito a esses serviços, reduzindo também a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Público alvo

O público alvo são mulheres entre 40 e 69 anos de idade, usuárias do SUS. A meta é realizar 1.840 consultas com mastologista, 3.312 consultas com ginecologista, 1.840 exames de mamografia, 3.312 exames de Papanicolau, 1.380 ultrassonografias de mama e 1.380 ultrassonografias ginecológicas. 

“As mulheres que forem diagnosticadas poderão fazer o tratamento no próprio hospital tendo em vista que a unidade de saúde é referência em oncologia”, informou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.

Quem participou do lançamento

Participaram do lançamento da campanha Outubro Rosa o deputado estadual Dr. João; o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber; o Procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes; o prefeito de São José do Xingu, Sandro Jose Luz Costa; os vereadores por Cuiabá Dilemário Alencar e Michelly Alencar; a primeira-dama de Chapada dos Guimarães, Hélia Mello; a secretária Executiva da SES, Kelluby de Oliveira, além das secretárias adjuntas da Saúde Estadual de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes; de Finanças e Convênios, Ivone Lucia Rosset; de Regulação, Fabiana Bardi; de Unidades Especializadas, Arlete Maria de Sá Lima;de Atenção e Vigilância à Saúde em exercício, Alessandra Moraes, e de Administração e Aquisições, Cristiane Cruz dos Santos Mello.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet