Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Exemplo de outros estados

Mauro afirma que irá reavaliar situação da Escola Licínio Monteiro, mas volta a defender redimensionamento

Foto: David Borges

Mauro afirma que irá reavaliar situação da Escola Licínio Monteiro, mas volta a defender redimensionamento
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que irá reavaliar a situação da Escola Estadual Licinio Monteiro da Silva, em Várzea Grande, que faz parte do redimensionamento das unidades de educação que está sendo planejado pelo Executivo a partir do ano que vem. Os servidores têm se mostrado contra a decisão, alegando que o fato irá gerar sobrecarga nas contas dos municípios.


Leia mais:
Secretário de Educação volta a defender redimensionamento de escolas e cita Goiás e Ceará como exemplos
 
O pedido foi feito pelo senador Jayme Campos ao governador. “Eu sou contra. Já externei isto para o governador. Na medida em que o colégio Licínio Monteiro tem uma simbologia com a cidade muito grande. Tanto é que foi fundado há quase 50 anos, tem o nome de um dos maiores nomes públicos deste estado. Falei com o governador e ele ficou de estudar e talvez rever para manter esta unidade”.
 
Licínio Monteiro foi deputado estadual por quatro vezes, prefeito de Várzea Grande e o responsável por assinar a emenda que permitiu a emancipação da cidade. Segundo o senador, os professores disseram que existem 1,5 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disto, existem cursos regulares com 200 alunos.
 
Em entrevista, Mauro Mendes confirmou que recebeu o pedido do senador. “O senador tem muito crédito conosco, é uma pessoa experiente. Nós estamos analisando. O que queremos fazer é prestar o melhor serviço na educação, custando menos para o cidadão, porque não adianta nada você ter um monte de escola, um monte de coisa por aí e essa educação que nós temos nos últimos anos, com Mato Grosso no 22º lugar entre os 27 estados”.
 
Segundo Mauro, se continua como está, os resultados serão os mesmos. “Vamos entender bem qual é o movimento que a secretaria está fazendo. Mas até onde eu sei nós estamos fazendo um redimensionamento, adotando uma estratégia muito sadia e que está sendo feita em todo o Brasil, que é passar os anos iniciais para o município e deixar o estado para se especializar”.
 
Mauro explica que manter como está seria a mesma coisa que ter um médico que é especialistas em todas as áreas. “Não tem como. Você precisa focar em algo, se especializar. Se um soldado quer saber atirar de fuzil, tem que ser treinado para isto. Temos o Batalhão de Trânsito que é especialista em um quesito. Isso funciona para tudo”.
 
“Os estados que estão nas primeiras colocações fizeram isto. Essa especialização. Isso que estamos fazendo. Vai deixar como tá? Com Mato Grosso na 22ª colocação? Não, não é assim”, finalizou Mauro.

Licínio Monteiro
 
De acordo com o planejamento apresentado à Seduc pelo secretário municipal de Educação, Silvio Fidelis, a Escola Licínio Monteiro, que passa a ser de responsabilidade do município no próximo ano, terá capacidade para cerca de 1.300 estudantes no período diurno.

Os 615 alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, que hoje estudam na Escola Municipal Marilce Benedita de Arruda, serão transferidos para a Licínio Monteiro. Também vão para a unidade os 233 alunos do 6º ano da Jayme Veríssimo e 90 da Air Addor. Vai atender ainda demanda do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do reordenamento e vai abrir matrícula para Educação Infantil de 4 e 5 anos.

Atendendo toda a demanda existente, a escola Licínio Monteiro ainda terá capacidade para atender mais 300 estudantes da região.

A Escola Marilce Benedita, que passa atualmente por uma reforma, vai receber a demanda da Educação Infantil das crianças a partir dos seis meses de idade, que não são atendidas hoje.

Jovens e Adultos

Os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos terão a opção de atendimento em 14 unidades: Dep. Emanuel Pinheiro; Irene Gomes de Campos; Profª Marlene Marques de Barros; Profª Arlete Maria da Silva; Profº José Mendes Martins; Profº Vanil Stabilito; Profª Elizabeth M. Bastos Mineiro; Ubaldo Monteiro; Profª Maria da Cunha Bruno; José Leite de Moraes; Luis Pedroso da Silva; Pedro Gardes; Profº Fernando Leite de Campos e Elmaz Gattas.

Entenda o redimensionamento

O redimensionamento cumpre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), que passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

Trata-se da organização dos alunos que estão na mesma etapa/modalidade em uma única unidade escolar, otimizando, assim, o espaço existente, ampliando o número de vagas, buscando garantir o acesso à educação básica.

O reordenamento das estruturas físicas de educação inclui a cessão de uso de escolas aos municípios, transferência de alunos para outras unidades e entrega dos prédios alugados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos casos da cessão aos municípios, o Governo dará todo suporte.

Profissionais

O profissional pedagogo pode escolher se permanece na escola que for cedida ao município ou se quer ser atribuído para outra unidade da rede estadual. Vale destacar que o profissional que permanecer na unidade, o Estado fará um termo de cooperação com o município. Esse profissional não terá nenhum prejuízo em sua carreira, continua com o mesmo subsídio e pode participar dos processos seletivos da Seduc.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet