Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

estava em ONG

Onça-parda foge de cativeiro e preocupa moradores da zona rural de cidade de MT; autoridades pedem que não matem o animal

Foto: Reprodução / Ilustrativa

Onça-parda foge de cativeiro e preocupa moradores da zona rural de cidade de MT; autoridades pedem que não matem o animal
Uma onça-parda adulta escapou, no último sábado (16), do cativeiro da Organização Não-Governamental (ONG) Associação Amigos dos Animais, da cidade de Barra do Garças (517 km de Cuiabá). O fato tem preocupado moradores de chácaras e sítios das redondezas da rodovia MT-100. 


Leia também:
Menina de um ano e seis meses morre afogada enquanto brincava em piscina dentro de casa

De acordo com o site Araguaia Notícia, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) já foram informados sobre o ocorrido. O CBMMT, por sua vez, ainda orientou a comunidade a não matar o animal. 

A Sema-MT disse que uma equipe da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros está se dirigindo até a cidade para realização de monitoramento. A pasta também esclareceu que assim que tiver mais informações irá comunicar a imprensa. 

O procedimento que deve ser adotado por aqueles que verem o animal é o contato com a ONG ou com o CBMMT. A corporação ainda destacou que o animal selvagem estava em cativeiro e, por isso, pode procurar alimentos perto de casas da região. 

Para recapturar a onça será necessário a presença da equipe da ONG, de biólogos e veterinários. Ainda segundo o portal, essa não é a primeira vez que acontece fuga de animais silvestres da ONG. 

Onça parda

A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Este animal ocorre em uma ampla variedade de habitats, desde florestas até formações de savanas e aparece, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens estando presente em todos os biomas brasileiros. 

Amplamente distribuída por todo o continente americano, a onça parda ocorre desde o Canadá até a região meridional da cordilheira do Andes, o que faz deste animal um dos mamíferos ocidentais vivos com a área de distribuição mais extensa. Atualmente, têm sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet