Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

'Ana Cecília'

Prefeitura homenageia professora e entrega biblioteca pública para a comunidade de Distrito de Nossa Senhora da Guia

Foto: Jorge Pinho / Edição / OD

Prefeitura homenageia professora e entrega biblioteca pública para a comunidade de Distrito de Nossa Senhora da Guia
A Prefeitura de Cuiabá entregou nesta quinta-feira (21) a nova biblioteca pública municipal ‘Saber com Sabor’ do Distrito de Nossa Senhora da Guia (30 km de Cuiabá). A entrega foi realizada pelo prefeito em exercício, José Roberto Stopa (PV) e a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. A solenidade reuniu servidores, moradores e autoridades.


Leia também:
Maior autor de furtos a motocicletas da grande Cuiabá é encontrado morto e enterrado em cova rasa na Bolívia

De acordo com a assessoria do Executivo Municipal, a sétima biblioteca pública municipal da rede Saber com Sabor recebeu o nome da professora e ex-diretora escolar Ana Cecília da Silva Grisólia, falecida em 2015. 'Dona Zizi', como era conhecida, era muito querida e tinha mais de 150 afilhados na comunidade. Os filhos, irmãs e amigos da professora compareceram à homenagem e muito emocionados, agradeceram a lembrança.

Uma das filhas da homenageada, Osvana Maria Grisolia, disse que o momento era de gratidão. “Todos nós familiares e amigos só temos gratidão por este momento. Minha mãe deixou muitas amizades neste Distrito e queremos agradecer a todos e também a todos que se empenharam nessa homenagem. Muito obrigada”, disse Osvana emocionada.

Stopa, por sua vez, também agradeceu à família Grisólia. “É gratificante para qualquer família ter uma pessoa com essa história. Essa homenagem vai manter na memória de todos que moram neste Distrito, de todos que a conheceram, o seu nome, a sua história, a história da sua família. É uma justa homenagem”, disse.
 
(Foto: Jorge Pinho)

Sobre a nova unidade, o gestor que também é professor, falou sobre a importância da Educação na formação do cidadão. “A Educação é a base para que possamos ter no futuro uma sociedade melhor. Portanto, desfrutem dessa biblioteca. Cuiabá tem uma gestão de muito trabalho. A gestão irá continuar semanalmente fazendo as entregas porque Cuiabá não pode e não vai parar. Nós  vamos continuar no mesmo ritmo uma entrega a cada semana, nos quatro cantos da cidade”, disse ele.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a reabertura da biblioteca tem grande significado. “Estamos reabrindo a biblioteca, que ficou desativada por muito tempo. Reorganizamos todos os processos e a biblioteca vai atender os estudantes da EMEBC Benedita Xavier – onde também há uma biblioteca escolar-,  e toda a comunidade do Distrito da Guia. Esse é o nosso papel, incentivar à leitura, criar novos leitores e preparar nossos estudantes para o futuro”, disse a gestora.

Edilene falou também sobre o Projeto Cantinho Cuiabano, lançado oficialmente durante o evento. “Estamos implementando em todas as Bibliotecas Saber com Sabor e em 131 unidades educacionais que possuem bibliotecas um espaço dedicado aos escritores cuiabanos, valorizando assim a nossa cultura e a nossa história”, explicou Edilene de Souza Machado.
 
(Foto: Jorge Pinho)

Uma das obras disponíveis na Biblioteca Pública Municipal Saber com Sabor Ana Cecília da Silva Grisólia foi escrita pelo cartógrafo, historiador e professor, nascido no Distrito de Nossa Senhora da Guia, Aníbal Alencastro. O título, Freguesia de Nossa Senhora da Guia, conta a história da fundação da localidade e, é um dos oito livros publicados pelo historiador, que já escreveu sobre a história do cinema em Cuiabá e outras.

Acervo

Segundo o Executivo Municipal, o acervo da nova unidade reúne aproximadamente 3.500 exemplares entre livros, revistas, gibis e outras publicações de diferentes gêneros literários. No Cantinho Cuiabano estão disponíveis cerca de 300 livros e revistas.

Nesta quinta-feira, em comemoração à abertura da unidade, serão doados cerca de 300 livros e mais 40 kits, cada um com cinco livros, totalizando 200 exemplares de diferentes gêneros literários para as crianças e a comunidade.  

Revitalização

As obras de revitalização da nova biblioteca tiveram início em junho e incluíram a troca do telhado, revisão completa do madeiramento do imóvel, troca das portas de acesso à sala e outra do banheiro que atende a biblioteca, e a porta de vidro na entrada principal. Também foram trocados os azulejos da cozinha e banheiro, que recebeu peças sanitárias novas. A caixa de água ganhou uma base nova e foi substituída. As paredes e colunas externas foram regularizadas para receber nova pintura.

Na sala do prédio da subprefeitura onde funciona a biblioteca foi colocado forro PVC e instalados novos pontos de tomadas e iluminação.  O prédio recebeu pintura parcial, sendo completa na sala da biblioteca e nas paredes externas.

A biblioteca ganhou móveis novos, ar condicionado, bebedouro, prateleiras, armários, tatame e três computadores sendo que um deles será para o acesso do público e os demais para os serviços internos, incluindo a automação da unidade.

 Compareceram à solenidade o diretor presidente da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) Vanderlúcio Rodrigues da Silva, o secretário de Governo, Luís Claudio de Castro Sodré, o secretário de Comunicação, Fausto Olini,  o vereador  Cezinha Nascimento,  o administrador regional do Distrito da Guia, Jaqson Fernando Miranda Botelho,  a secretaria adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, a diretora de Gestão Educacional, Mabel Strobel, a coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos, a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves, servidores da Educação e a comunidade, entre outros.

Biografia 

Ana Cecília da Silva Grisólia, nasceu em 22 de novembro de 1938, no distrito de Nossa Senhora da Guia, filha de Mário da Silva e Alvina Ediviges da Silva. De família humilde, amante da leitura, sonhava em estudar para ser professora. Começou sua profissão na comunidade Terra Vermelha, alguns quilômetros distantes da Guia.

Casou-se com Osvaldo Benedito Grisólia no dia 05 de dezembro de 1962, teve três filhos, Osvana, Osvaneth e Benedito. Ficou viúva ainda muito nova, aos quarenta e três anos.

Apesar das dificuldades, jamais desistiu do sonho de se formar em uma faculdade. Depois que os filhos a cresceram fez o curso de Magistério no colégio DASA (hoje CEMA), e prestou concurso na rede estadual para professora. Aprovada, continuou a trabalhar na alfabetização. Também foi professora efetiva na rede municipal. Fez curso de graduação em História e realizou mais um sonho. Foi diretora na Escola Estadual Filogônio Corrêa, no distrito Nossa Senhora da Guia por duas vezes, fazendo grandes benefícios em sua gestão.

Apaixonada pela leitura, sempre incentivou as pessoas a praticar esse hábito. Era também muito caridosa. Ajudava muitas famílias carentes a suprirem suas necessidades básicas.

Era bastante comunicativa, festeira, sempre que possível participava de eventos religiosos, tanto no distrito como nas comunidades circunvizinhas. Católica fervorosa, participou ativamente muitos anos como membro da Associação da Igreja Nossa Senhora da Guia, sendo a principal responsável pela construção da Associação e por mais de uma vez participou como uma das responsáveis pela reforma da Igreja Católica Matriz Nossa Senhora da Guia.

No ano de 2014, foi diagnosticada com câncer e, faleceu no dia 26 de julho de 2015, deixando um grande legado e uma saudade enorme para todos que a conheciam.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet