Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Emocionante

Cuidadores registram encontro de onça-parda que fugiu de recinto; veja vídeos

Foto: Reprodução

Cuidadores registram encontro de onça-parda que fugiu de recinto; veja vídeos
Após quatro dias desaparecida, a onça-parda Jade foi encontrada pelos seus cuidadores Carla Moreira e Garrincha, ambos da Associação Amigo dos Animais, em uma região no Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá). No dia do encontro, ambos conseguiram registrar o momento em alguns vídeos. Assista abaixo.


Leia também:
Onça-parda foge de cativeiro e preocupa moradores da zona rural de cidade de MT; autoridades pedem que não matem o animal




“Eu não queria que o vídeo fosse espalhado, porque choramos muito. Não foi programado. Foi a emoção que sentimos no momento. Ela veio e agradecemos muito a deus”, conta Carla. Jade foi encontrada na última terça-feira (19).

A busca por Jade foi realizada apenas por Carla e Garrincha. A cuidadora explica ao Olhar Direto que o animal poderia se assustar com os “chamados” feitos por outras pessoas, mas por reconhecer a voz dos dois a busca seria mais fácil. Inclusive, antes de ser encontrada, Jade respondeu pelo chamado de ambos, mas acabou se assustando com latidos de cachorros.

Os quatro dias até encontrar Jade foram de muita tensão. Carla e Garrincha não estavam preocupados com possíveis ataques da onça, visto que ela está acostumada com humanos desde suas primeiras semanas de vida. O receio foi dela acabar sendo morta por pessoas que poderiam utilizar armas de fogo por estarem com medo ao avistá-la em alguma residência.

“Foram quatro dias de apreensão total, desde o momento que descobrimos que ela escapou”, conta. “O risco de ataque existe, mas não era alto porque ela tem o contato com o homem desde pequena. Entretanto, todo animal, até gatos e cachorros, se sentir encurralados podem atacar”.

Durante o período que Jada esteve desaparecida, a Associação recebeu relatos de ataques a animais domésticos que não sobreviveram. É cogitada a possibilidade que tenham sido caça de Jade, mas Carla ressalta que não é possível afirmar com certeza que os ataques foram feitos pela onça.

Onça parda

A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Este animal ocorre em uma ampla variedade de habitats, desde florestas até formações de savanas e aparece, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens estando presente em todos os biomas brasileiros. 

Amplamente distribuída por todo o continente americano, a onça parda ocorre desde o Canadá até a região meridional da cordilheira do Andes, o que faz deste animal um dos mamíferos ocidentais vivos com a área de distribuição mais extensa. Atualmente, têm sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet