Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

QUESTIONAMENTO DO MPE

Stopa determina exoneração de 116 servidores que motivaram afastamento de Emanuel

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Stopa determina exoneração de 116 servidores que motivaram afastamento de Emanuel
Uma semana após o afastamento de Emanuel Pinheiro (MDB), o prefeito interino José Stopa (PV) anunciou a exoneração de 116 servidores contratados na Secretaria de Saúde. O ato deve ser publicado na sexta-feira (31), quando o mês trabalhado estiver encerrado. De acordo com o gestor, a decisão é uma forma de pôr fim aos questionamentos do Ministério Público Estadual (MPE), que resultaram na retirada temporária do emedebista.


Leia também:
Max nega que viagem internacional seja para "afinar conversa" sobre campanha 2022: "não tem nada de política"

“Se pegarmos o processo que culminou no afastamento do prefeito, está lá 259 contratações, já havia sido demitido 143 servidores. Infelizmente, na sexta-feira agora nós vamos fazer o desligamento dos 116 contratos que são questionados pelo MPE. Concluindo a exoneração desses 259 servidores”, disse, em entrevista à Rádio Capital FM, nesta terça-feira (26).

Não é que queremos ser mau com os servidores, mas o MPE questiona essas contratações, então vamos eliminar esse problema

“Não é que queremos ser mau com os servidores, mas o MPE questiona essas contratações, então vamos eliminar esse problema. Só não fizemos antes, pois a folha já estava fechada”, completou.

Conforme a decisão do Tribunal de Justiça (TJMT), que afastou Emanuel, as contratações temporárias, além de pagamentos ilegais do “prêmio saúde” estavam sendo feitos, de forma indiscriminada, desde 2018 até os dias atuais. Segundo a investigação, a prefeitura descumpriu uma série de decisões e determinações, como do próprio TJ, do Tribunal de Contas (TCE) e até um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que realizasse concurso público.

Stopa afirmou que apesar de a decisão do TJ não determinar a exoneração dos servidores que ainda tem vínculo com a Saúde, a exoneração servirá para “começar vida nova”, sanando os questionamentos do MPE. “Vale ressaltar que são 116 pessoas que trabalham, tem frequência. Provavelmente a maioria deles são servidores responsáveis e pais de família, a gente faz isso com dor no coração”.

Além disso, o prefeito interino pontuou que a auditoria determinada por ele na Pasta deve terminar em 30 dias e trazer um ‘raio-x’ da situação.

“A auditoria vai trazer transparência para a secretaria de Saúde. Vai durar no máximo 30 dias, embora seja uma secretaria de grande porte, nós colocamos todos nossos auditores, toda a secretaria de Gestão para que façam esse levantamento o mais rápido possível e nos traga um raio x de tudo que pode estar acontecendo na Saúde. Para dar transparência, nós colocamos todo o nosso efetivo na Secretaria de Saúde”, finalizou.

Nota da prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura pontuou que Stopa determinou que o início da auditoria na folha de pagamento do Executivo fosse pela Saúde e que, além disso, a gestão implementou em março de 2021 processo de recadastramento dos servidores. "Consonantes às duas ações, a gestão irá proceder análise dos dados e em caso de constatação de irregularidades irá proceder com o desligamento dos servidores.

Atualizada às 10h45
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet