Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Apoio do Multiação

UNIVAG atende mais de 500 pacientes em projeto que oferece atendimento gratuito na área da saúde

Foto: Assessoria / UNIVAG

UNIVAG atende mais de 500 pacientes em projeto que oferece atendimento gratuito na área da saúde
O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), em parceria com o projeto Multiação, atendeu mais de 500 pessoas no último dia nove de outubro na área da saúde. Este ano, a ação foi voltada para este fim devido à carência da população em face da pandemia. 


Leia também:
MT é destaque em coluna por desempenho no Ranking de Competividade dos Estados: “Perseguem com afinco a solidez fiscal"

De acordo com a assessoria da Universidade, foram oferecidos atendimentos gratuitos em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, e consultas médicas com especialidades como cardiologia, pneumologia, pediatria, infectologia, oftalmologia, entre outros.

Na ocasião, o reitor do UNIVAG, Drauzio Medeiros, destacou que o projeto UNIVAG Solidário não parou seus atendimentos durante a pandemia, mas sim, se adequou à nova realidade. Entre 2019 e 2020 mais de 50 mil atendimentos gratuitos foram realizados na clínica, conforme ele explicou.

"A partir de agora estamos dando continuidade a essa parceria com o Multiação e UNIVAG Solidário, que são trabalhos complementares e extremamente importantes, porque os dois têm a mesma finalidade: atender àquela população que nem sempre o Estado tem condição de alcançar, e não ele que faça mal, mas sim devido à sobrecarga", disse Medeiros.

Ainda segundo o UNIVAG, o objetivo do projeto é promover uma mostra dos projetos e ações que são desenvolvidos ao longo do ano na Instituição, através da integração entre professores, alunos e a comunidade do entorno. 

Em 2021, a ação foi voltada apenas para a saúde devido a carência da população. Isto, levando em consideração a paralisação de vários serviços durante a pandemia, que afetou ainda mais os extratos mais vulneráveis da sociedade.

"O UNIVAG Solidário este ano além de mais uma vez exercer a cidadania dos alunos e colaboradores, reforça, nesse momento de pandemia, o compromisso com a sociedade, a prática da empatia e dos conhecimentos técnicos adquiridos ao longo dos estudos", afirmou a coordenadora da Clínica Integrada UNIVAG, Mariana Souza dos Santos.

Os atendimentos foram realizados por alunos do UNIVAG, supervisionados por professores, seguindo medidas de biossegurança, após cadastros e agendamentos feitos com antecedência.

Casos atendidos 

Com dores no joelho há cerca de três meses, a dona de casa Madalena Silva, 53 anos, foi uma das contempladas com o projeto do UNIVAG. Em busca de consulta com um ortopedista e sem condições de pagar consultas e exames particulares, ela relatou que o evento é um recurso muito importante para a população. 

"Com a pandemia, muitas pessoas perderam o emprego, as condições financeiras na realidade da gente não são fáceis, não dá para ter um acompanhamento com médico", disse.

Outro beneficiado foi o serralheiro aposentado Durval Barbosa, 67 anos, que fez o agendamento para atendimento com cardiologista. Morador do bairro Maringá 1, ele conta que é a primeira vez que participa e que há tempos precisava fazer exames cardiológicos. 

"As ações ajudam muito a comunidade, principalmente, para quem não tem condições de pagar. É uma oportunidade pra gente cuidar da saúde. Somos gratos por isso", disse.

Quem também aproveitou para se consultar com uma psicóloga foi a estudante Valéria Oliveira, 26 anos. "Esse é um projeto acessível e que beneficia a população em geral, já que são realizados atendimentos para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. É uma grande oportunidade importante no social", afirmou.

Sobre o UNIVAG Solidário

O UNIVAG Solidário faz parte do calendário da Instituição, que tem como missão formar profissionais-cidadãos preparados para atuar no mercado de trabalho dentro dos valores da ética, da solidariedade e da cidadania.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet