Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Em Cuiabá e VG

Inac oferece exame gratuito de diagnóstico para prevenir câncer de próstata

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Inac oferece exame gratuito de diagnóstico para prevenir câncer de próstata
O Laboratório de Análises Clínicas Inac, presente em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, está oferecendo exame gratuito de PSA (Antígeno Prostático Específico), como forma de promover a prevenção do câncer de próstata. A oferta é válida para qualquer ponto de coleta do laboratório para os mil primeiros homens a comparecer.


Leia também:
Hospital Estadual Santa Casa realiza cirurgia técnica inédita de 12 horas em Mato Grosso

O PSA é um exame complementar e importante para o diagnóstico de alterações na próstata. O exame irá demonstrar se há um aumento da concentração da enzima produzida pela próstata que irá indicar possíveis alterações como prostatite, hipertrofia benigna e até possível câncer de próstata.

O exame é realizado através da coleta de sangue, de forma indolor, não sendo necessário estar em jejum para sua coleta. Alguns preparos são indicados para a realização do exame, como: não andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo 2 dias anterior a coleta do exame; não ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter usado supositório nos últimos três dias; não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos três dias; não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias; não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos sete dias; não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias; não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias. Em caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Novembro azul

Durante o mês de novembro, a área da saúde volta sua atenção para a saúde do homem na prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A melhor forma de garantir a prevenção e tratamento do câncer de próstata é através de um diagnóstico precoce e seguro. Mesmo em casos de pacientes assintomáticos, sugere-se que homens a partir dos 45 anos de idade e que possuam fatores de risco, tais como histórico familiar, alimentação com alto teor de gordura, ou em pacientes com a faixa etária de 50 anos sem esses fatores predisponentes, devem procurar por orientação Médica de um Urologista para realizar o exame do toque retal, visto que esse permite avaliar possíveis alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet