Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PAUTA MUNDIAL

Pivetta elogia meta de MT para descarbonização até 2035: "isso só a Finlândia consegue fazer”

03 Nov 2021 - 07:05

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Michel Alvim/Secom-MT

Pivetta elogia meta de MT para descarbonização até 2035:
Um dos grandes produtores rurais do país, o vice-governador Otaviano Pivetta (sem partido) destacou o fato de o Governo do Estado ter elaborado um plano próprio para atingir a meta de descarbonização até 2035. Mato Grosso é um dos dez estados brasileiros que, sem qualquer vínculo com o Governo Jair Bolsonaro (sem partido), apresenta sua própria pauta verde na COP26, em Glasgow, na Escócia.


Leia também:
Suplente recorre e pede manifestação do TRE sobre suposta fraude cometida por Cattani

“Existe uma discussão muito ampla e é um assunto muito em voga neste momento, que é a emissão de carbono. Em Mato Grosso nós já traçamos um plano de que até 2035 nós vamos zerar as emissões. Isso só a Finlândia consegue fazer até lá, que é um país que não produz praticamente nada”, afirmou Pivetta, que assumiu o governo durante a viagem de Mauro Mendes (DEM) à Europa e chegou a ceder por alguns dias o cargo à presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas.

Isso só a Finlândia consegue fazer até lá, que é um país que não produz praticamente nada

Os planos citados por Pivetta foram lançados na semana passada. Se trata do programa Carbono Neutro MT, que representa a adesão do estado à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), criada pelas Nações Unidas.

O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases do efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. O Governo de Mato Grosso foi mais audacioso, e estabelece que a meta deve ser alcançada até 2035 (chegando a 80% até 2030), por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes.

O vice destacou que a proposta do Estado não é um chute, já que a meta foi estabelecida tendo como base um planejamento estruturado. Pivetta ainda pontuou que antes mesmo da criação do programa, o governo já adotou medidas para preservação do meio ambiente.

“Nosso sistema produtivo é sequestrador de carbono, então estamos tomando algumas medidas. Desmatamento e queimadas diminuíram pela metade do ano passado para cá e as ações do governo são muito firmes e não há brechas para ninguém andar fora da lei”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet