Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ações na Prefeitura

Stopa diz que trabalha em nova metodologia de processo licitatório e vai travar sistema de contratações

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Stopa diz que trabalha em nova metodologia de processo licitatório e vai travar sistema de contratações
O prefeito em exercício José Roberto Stopa (PV) afirmou que irá travar o sistema de novas contratações para evitar excessos, e que trabalha em uma nova metodologia de processo licitatório interno, que deve ser posta em prática em breve. A ideia é impedir erros e diminuir chances de fraudes, principalmente na Saúde do Município.


Leia também:
Stopa marca reunião com Maluf e propõe TAG com regras claras sobre pagamento do Prêmio Saúde

“Estamos também trabalhando uma nova metodologia de processo licitatório interno. Não peitando a Lei 866, mas na forma de se realizar as licitações. Comecei a perceber que as licitações na Saúde eram feitas no sentido contrário. Temos o CDMIC, onde se guarda os medicamentos. As licitações seguiam sentido contrário, ao invés da CDMIC dizer a necessidade, a necessidade vinha da secretaria-adjunta, diretor e coordenador de policlínica (...) menos de onde deveria vir”, afirmou Stopa em entrevista à TV Vila Real na manhã desta segunda-feira (1).

Stopa afirmou que conseguiu detectar este problema nas licitações, e que o prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB) também já tinha tentado resolvê-lo. “É um processo que o prefeito Emanuel pediu para verificar em maio e até mudou alguns pontos no CDMIC para que isso pudesse acontecer e nós vamos concretizar. Será uma portaria de metodologia licitatória, para que não se compre mais um medicamento que já esteja em estoque, para que não deixe remédio vencer, evitando uma série de problemas. Assim como, para que se fique mais fácil fiscalizar esses valores pagos”, completou.

Em relação às contratações temporárias, Stopa afirmou que travou o sistema para que se evitem excessos, já que os contratos são feitos diretamente pela equipe da Saúde, sem passar pelo prefeito. Na quarta-feira (4), inclusive, ele irá oficializar ao TCE um pedido de parceria para discutir o Prêmio Saúde, que é oferecido aos servidores e que Stopa não considera ‘muito claro’.

No início da entrevista, Stopa ainda disse que realizou algumas demissões, inclusive de cargos comissionados (DAS). “Vamos fazer sim, o prefeito Emanuel Pinheiro jamais me pediu nada para manter isso ou aquilo. Estamos mantendo a equipe porque considero que a equipe que está aí é a nossa equipe, mas obviamente que algumas coisas têm que mudar. Estamos falando de um time, um time tem que ser respeitado (...) Agora, obviamente, vamos tentar avançar no que for possível, dar continuidade no que vinha sendo feito”, afirmou. O prefeito em exercício voltou a dizer que reorganizou as auditorias para deixar o foco na Saúde, que é a pasta que tem sido alvo das operações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet