Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

dia de Finados na pandemia

Volta de programação em cemitérios não tem rosas, missas nem café da manhã

Foto: Olhar Direto

Volta de programação em cemitérios não tem rosas, missas nem café da manhã
Depois de um 2020 sem nenhum tipo de programação, neste ano os cemitérios de Cuiabá voltaram, ainda que timidamente, ao costume no Dia de Finados. Neste 2 de novembro, a expectativa é que 20 mil pessoas visitem os cemitérios da Piedade, do Porto e do Coxipó. Eles, no entanto, não encontrarão o tradicional café da manhã, as rosas e as missas.


Leia também:
Com previsão de 20 mil visitantes aos cemitérios no Dia de Finados, administração pede antecipação de homenagens
 
Segundo Salles Lourenço, gerente administrativo da Cuiabana Administradora de Cemitérios, a empresa segue os protocolos de biossegurança para evitar a propagação da Covid-19. Em 2020, os cemitérios estavam abertos, mas sem nenhum tipo de programação, já que a pandemia estava em ascensão.


Salles Lourenço, gerente administrativo da Cuiabana Administradora de Cemitérios (Foto: Olhar Direto) 

“Nós estamos seguindo o protocolo de combate a Covid, orientação do uso de máscaras e de manter o distanciamento. É um pouco complicado, mas estamos orientando, e que as visitas, as homenagens, sejam feitas o mais breve possível, para ficar dentro do cemitério o menor tempo possível. E como a gente já tinha feito uma programação, chamando as pessoas para antecipar a visita durante a semana, durante a semana teve a visitação, ontem teve uma visitação grande, então hoje estamos com um fluxo maior, mas não igual nos anos anteriores sem a pandemia”, explicou ao Olhar Direto.
 
Neste ano a Empresa instalou banheiros químicos, tendas, tem água e frascos de álcool em gel disponíveis para a população. Flores e café da manhã, no entanto, foram suspensos – costume que já existe há doze anos nos cemitérios da capital – e as missas acontecem em paróquias próximas, e não dentro das instalações sepulcrais.
 
A programação também começou antes, para evitar aglomerações. “Hoje esperamos que pelo menos vinte mil pessoas passem nos três cemitérios administrados pela Cuiabana. A gente começou desde dia 28 abrindo mais cedo, preparando, então creio que umas dez mil pessoas tenham feito suas visitas”, contou Salles.
 
Veja a programação e os locais das missas nesta terça-feira:
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet