Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

REUNIÃO NO PAIAGUÁS

Seduc deve criar mais de 16 núcleos regionais de ensino para avaliar trabalho de professores

04 Nov 2021 - 07:06

Da Redação - Vinicius Mendes / Da Reportagem Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Seduc deve criar mais de 16 núcleos regionais de ensino para avaliar trabalho de professores
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que participou da reunião da manhã desta quarta-feira (3) com o secretário Alan Porto e técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), afirmou que o Estado deve criar mais de 16 núcleos regionais de Educação. O objetivo da reunião foi sanar as dúvidas dos parlamentares quanto à criação dos núcleos. O intuito é monitorar a atuação dos professores do Estado e saber se cumprem suas obrigações institucionais. O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) disse que não haverá aumento de custo ao Estado.

 
Leia mais:
Reunião de Pivetta com deputados trata de diretorias de ensino e secretário defende: ‘só MT e Roraima não têm’
 
Wilson criticou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por não ter uma comunicação eficiente, mas elogiou o secretário Alan Porto, que respondeu satisfatoriamente às perguntas de todos os parlamentares presentes. Segundo Wilson, serão criados mais de 16 núcleos regionais de educação.
 
“Onde existia um assessor pedagógico vão existir seis, oito técnicos. Ampliou, o Estado cresceu nestas bases todas. Quer dizer, a Seduc consegue transformar algo positivo em muitas dúvidas, inclusive para nós deputados que somente agora entendemos de maneira completa o plano da Seduc”.
 
O deputado Dilmar Dal Bosco, que também participou da reunião, disse que a medida não resultará em mais despesas para o Estado, já que haverá um remanejamento.
 
“Não é criação de cargos, não vão ter cargos novos, vai haver um remanejamento do formato, e com economia inclusive para o Estado. Então vai ter uma mudança, que tem que passar em um projeto de lei, e acredito que tenha que ser complementar, mas vamos avaliar com a PGE, porque o próprio secretário diz que pode ser uma lei ordinária eu acho que tem que ser uma lei complementar. É só esse detalhe aí para essas mudanças que o Governo do Estado apresentou a todos os deputados”.
 
O deputado Wilson Santos afirmou que professores não precisam ficar preocupados com a realização de prova, já que o que será monitorado é o cumprimento das obrigações institucionais que cada professor possui.
“É apenas para a Secretaria acompanhar se o professor é assíduo, se ele é pontual, se ele entrega o diário corretamente, se ele faz o plano de aula, quer dizer, aquelas obrigações institucionais do professor precisam ser acompanhadas e ele tem que ter uma nota mínima 6, então é muito tranquilo isso aí”.
 
Segundo Dilmar, o Governo do Estado fez visitas técnicas em vários Estados para ver como era o formato. Apenas Mato Grosso e Rondônia não possuem um formato como este.
 
“O Governo do Estado fez uma avaliação com visita técnica em quatro, cinco estados brasileiros para ver como que era o formato deles, das diretorias regionais que querem implantar aqui [...] os próprios técnicos, avaliadores, pessoas que acompanharam o Estado acham realmente é muito melhor esse novo modelo, uma desconcentração de serviço a essas diretorias regionais, onde vão ter autonomia, autonomia financeira também, nós acreditamos que é um modelo bom”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet