Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

COP-26

Em painel, secretária diz que área preservada em MT corresponde a NZ, Dinamarca e Reino Unido juntos

Foto: Assessoria

Em painel, secretária diz que área preservada em MT corresponde a NZ, Dinamarca e Reino Unido juntos
A secretária de Estado de Meio Ambiente e presidente da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), Mauren Lazzaretti, participou na manhã desta sexta-feira (5) do painel "Amazônia Real", no quinto dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), como parte da programação do Pavilhão Brasil, em Glasgow, na Escócia. No evento, ela citou que Mato Grosso tem 562 mil km² preservados, o que corresponde à soma da área de três países: Nova Zelândia, Dinamarca e Reino Unido.


Leia também:
Governador apresenta projeto ‘Carbono Neutro MT’ na COP 26 em Glasgow
 
"Dos 62% do território de Mato Grosso que estão preservados, 28% estão em áreas privadas, ou seja, o produtor de Mato Grosso também conserva, assim como as Unidades de Conservação e as Terras Indígenas", contou Mauren no evento. A secretária também citou que o estado reduziu em 20,5% o desmatamento e contribuiu significativamente para a redução dos índices de desmatamento da Amazônia.
 
"Mato Grosso trabalha para que o desenvolvimento sustentável seja a política que coordena todas as outras ações. O Estado investe em tecnologia, na integração das Forças de Segurança e na cooperação entre órgãos para o enfrentamento das ilicitudes. E o resultado já se verifica em números ", afirmou a secretária durante o encontro.

Na avaliação da gestora, a redução do desmatamento mostra que a estratégia do estado funciona. De acordo com a assessoria de imprensa, o monitoramento por satélite de todo o território estadual aumentou a capacidade de autuação de crimes ambientais. O Sistema de satélites Planet foi adquirido com apoio do Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para Pioneiros). A secretária apresentou o Estado como um gigante em extensão territorial, com cerca de 903 mil km², e três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. Mais da metade do território estadual está preservado.
 
Maureen afirmou que a prevenção e combate aos incêndios florestais também apresentaram resultados positivos. "Fomos notícia ano passado em virtude dos incêndios, principalmente no Pantanal. Mas neste ano reduzimos os focos de calor em 83% no Pantanal, 52% em todo o estado, em comparação com o ano passado. Houve redução de 14% em comparação com a média dos últimos 10 anos", explica.

A secretária mostrou a estratégia para alcançar a neutralidade dos gases do efeito estufa até 2035, por meio do Programa Carbono Neutro MT, lançado no último dia 25 de outubro. Segundo ela, por meio do programa, 12 ações para o desenvolvimento sustentável serão fortalecidas, entre elas, o combate ao desmatamento ilegal, o manejo sustentável, preservação da floresta em pé, e restauração de florestas.
 
A secretária também foi mediadora de dois painéis Amazônia Real, que ouviram representantes dos Estados sobre o combate aos crimes ambientais, os desafios e as oportunidades.

O painel Amazônia Real foi transmitido pelo canal do Youtube do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O evento é organizado pelo MMA em parceria com a Força Tarefa dos Governadores pelo Clima (GCF), Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, e Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet