Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

NOVEMBRO AZUL

"Saúde é atitude! Leve uma vida mais saudável e incentive seus amigos", diz campanha da Unimed para incentivo aos cuidados da saúde masculina

Foto: Assessoria

Em novembro a Unimed Cuiabá reforça as atividades educativas na Aquarela da Saúde, visando à conscientização sobre os cuidados à saúde do homem. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil aproximadamente 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. As atividades fazem parte da campanha mundial Novembro Azul que visa campanhas para a prevenção, principalmente, do câncer de próstata e, também, dos cuidados masculinos com a saúde.


Leia mais: 
Unimed Cuiabá realiza campanha de negociação de débitos até o dia 31 de dezembro

 
O principal tabu para eles é a consulta com o urologista. A falta de atenção, associada ao excesso no consumo de álcool, derivados de tabaco, sal e açúcar compromete a saúde e diminui ainda mais a expectativa de vida deste público.  
 
Para o médico urologista, dr. Carlos Evaristo Metello, a falta de percepção com a saúde decorre do desconhecimento e do preconceito ainda arraigado. O especialista afirma que muitas doenças podem ser prevenidas e tratadas quando descobertas no início, e com a procura dos serviços de saúde com regularidade.  
 
"É preciso desconstruir a ideia de que o homem é um super-herói e não precisa ir preventivamente ao médico. Essa ideia errônea, somada a vida corrida e a necessidade de prover o lar leva esse público muitas vezes a descobrir as doenças quando já estão em estágio avançado, quase incapacitado, o que prejudica a cura. Para cuidar o homem têm que se cuidar!", explica Metello. 
 
A prevenção representa ganho de qualidade de vida e os cuidados devem começar desde a adolescência, seguindo pela fase adulta. O rastreio ao câncer de próstata, conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, deve ter início a partir dos 45 anos. "O desafio é sensibilizar o público masculino, afrodescendentes ou que tenham casos de tumor na família, a procurar atendimento médico e realizar os exames a partir dos 45 anos. Para os demais, o cuidado pode ter início a partir dos 50 anos. Seja por meio do toque retal ou o exame de sangue que dosa o PSA, é preciso realizar o rastreio, mas eles evitam a visita ao urologista", destaca o médico. 
 
DADOS  
 
A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. As doenças cardíacas (AVC, infarto, isquemia, entre outras), pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino. Além do câncer de próstata que está entre as causas mais frequentes de mortes, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer cresceu 120%, entre 1979 e 2006, segundo o instituto. 
 
Isso ocorre pela dificuldade em aderir a um estilo de vida equilibrado e a falta da devida atenção em relação à prevenção cardiovascular por parte deste público. Outro fato preocupante é que eles, rotineiramente, trocam a consulta médica, por pesquisas na internet. "O público masculino tende a ser mais resistente ao cuidado com a saúde. Por isso neste mês reforçamos a necessidade dessa atenção. A consulta ao especialista, realizar exames e seguir as recomendações médicas. Saúde é ATITUDE. Leve uma vida mais saudável e incentive seus amigos", reforça o especialista. 
 
AQUARELA DA SAÚDE 

A atividade tem por finalidade a educação em saúde e o autocuidado. Fazem parte da Aquarela conteúdo para redes sociais, com destaque ao cuidado e prevenção. No mês de novembro o tema abordado é "Saúde é atitude! Leve uma vida mais saudável e incentive seus amigos".  
 
JPO 

A Jornada do Paciente Oncológico (JPO), é uma rede de apoio à prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer com objetivo de aprimorar os cuidados que os clientes Unimed Cuiabá já recebem. Ela foi criada baseando-se nas recomendações do Projeto OncoRede da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e implementa um novo modelo de cuidado para tratamento do câncer. 

Todos os clientes da Unimed Cuiabá diagnosticados com câncer são elegíveis para a Jornada. Os pacientes em Intercâmbio dependem da autorização da Unimed de Origem. 

Para mais informações acesse o site da Unimed Cuiabá. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet