Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

prefeito afastado

Vereadores rejeitam abertura de ‘Comissão Processante’ contra Emanuel Pinheiro

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Vereadores rejeitam abertura de ‘Comissão Processante’ contra Emanuel Pinheiro
Por 17 votos a 6, a Câmara Municipal de Cuiabá rejeitou a criação da ‘Comissão Processante’ que avaliaria a possível cassação do prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB). Apenas um vereador optou pela abstenção. A votação deveria ter acontecido na última semana, mas a sessão, naquele dia, foi interrompida após discussões entre Sargento Vidal (PDT), Juca do Guaraná Filho (MDB) e Michelly Alencar (DEM). O pedido de Comissão foi apresentado pelo suplente Fellipe Corrêa para que, caso aberta a comissão, os quatro vereadores da oposição pudessem participar e votar pela cassação do prefeito.


Leia também:
Faiad promete não aguardar julgamento em MT e planeja recurso direto ao STJ para retorno de Emanuel Pinheiro

A intenção de criar uma Comissão Processante veio após o afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que aconteceu no último dia 19 de outubro, após operação do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), com apoio da Polícia Civil. Pouco antes da votação, foi apresentado requerimento pedindo a suspeição sete vereadores da base, para impedi-los de votar. Parecer da Mesa Diretora, no entanto, foi contrário, sob alegação de que nenhum dos parlamentares citados constam como réus e não caberia à Mesa tolhê-los de exercer o mandato. 

Outro eixo de polêmica na votação foi o debate acerca da participação do presidente na votação. A oposição pediu que Juca do Guanará votasse, mas ele disse que em deliberações desta natureza, no caso o recebimento de denúncia para abertura de Comissão Processante, o presidente não vota. Ele teria de participar, segundo alegou, se a votação fosse para cassar o prefeito. Pressionado pela oposição, Juca chegou a dizer que se votasse, seria contra a comissão. 

O afastamento foi estabelecido em ação proposta pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE), em primeira instância. No mérito, ainda carente de julgamento, pedido é pelo ressarcimento de R$ 16 milhões, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público. O motivo seria a contratação de servidores por motivos políticos.

Após a proposta de criação de uma Comissão Processante por vereadores da oposição, a vereadora Edna Sampaio (PT) também apresentou uma proposta de criação de uma Comissão Especial para acompanhar as investigações e ações de improbidade administrativa que resultaram no afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Durante discussões na sessão desta terça-feira (9), o vereador Sargento Vidal (PDT) chegou a citar o assassinato de sua mãe, ao dizer que tanto o homicida quanto o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) têm direito a justiça e precisam responder apenas nos tribunais. Já a vereadora Edna (PT) citou oportunismo e avaliou o pedido de Comissão Processante como “manco”.

Os vereadores da oposição, principalmente Dilemário Alencar, Diego Guimarães, Michelly Alencar e Ten. Paccola, argumentaram que a população carece de cuidados na Saúde municipal, e que por este motivo a Comissão deve ser instaurada para investigar as ações do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) frente à Prefeitura.

VEJA COMO VOTOU CADA VERADOR:
 
Ver. Adevair Cabral – PTB - NÃO
 
Ver. Cezinha Nascimento – PSL - NÃO
 
Ver. Chico 2000 – PL - NÃO
 
Ver. Demilson Nogueira – Progressistas - NÃO
 
Ver. Dídimo Vovô – PSB - NÃO
 
Ver. Diego Guimarães - Cidadania - SIM
 
Ver. Dilemário Alencar - Podemos - SIM
 
Ver. Dr. Luiz Fernando – Republicanos - NÃO
 
Ver. Edna Sampaio – PT - NÃO
 
Ver. Eduardo Magalhães – Republicanos - ABSTENÇÃO 
 
Ver. Juca do Guaraná Filho – MDB - não votou por ser presidente, mas alegou que votaria NÃO
 
Ver. Kássio Coelho – Patriota - NÃO
 
Ver. Lilo Pinheiro – PDT - NÃO
 
Ver. Marcrean Santos – Progressistas - NÃO
 
Ver. Marcus Brito Junior – PV - NÃO
 
Ver. Maria Avalone – PSDB - NÃO
 
Ver. Michelly Alencar - DEM - SIM
 
Ver. Pastor Jeferson – PSD - SIM
 
Ver. Paulo Henrique – PV - NÃO
 
Ver. Prof. Mário Nadaf – PV - NÃO
 
Ver. Rodrigo Arruda e Sá – Cidadania - NÃO
 
Ver. Sargento Joelson – Solidariedade - SIM
 
Ver. Sargento Vidal – Pros - NÃO
 
Ver. Tenente Coronel Paccola – Cidadania - SIM
 
Ver. Wilson Kero Kero – Podemos - NÃO
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet