Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ÁGUA NA TORNEIRA

Prefeito entrega revitalização do sistema de abastecimento do Distrito Aguaçu

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeito entrega revitalização do sistema de abastecimento do Distrito Aguaçu
O prefeito em exercício de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), entregou na manhã desta terça-feira (09) a revitalização e ampliação do Sistema de Abastecimento de Águas (SAA) do Distrito do Aguaçu, distante 53 km do centro de Cuiabá. A obra faz parte do planejamento de universalização do saneamento básico, executado na Capital por meio da parceria entre Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Águas Cuiabá.


Leia também:
Pivetta diz que só fala de filiação em novo partido e futuro na política em janeiro

"Além da riqueza de ser margeado pela grandeza do Rio Coxipó, nosso querido distrito recebe, nesta data, uma obra que o deixa com água forte e de alta qualidade na torneira”, disse Stopa.

O trabalho, realizado pela concessionária Águas Cuiabá, empresa da Iguá Saneamento, foi desenvolvido a partir de junho deste ano. Dentre as ações executadas, as equipes de engenharia instalaram 2,5 quilômetros de novas redes de abastecimento. Com isso, a distribuição da água, tratada e fluoretada, fica garantida aos mais de 800 moradores da região.

A modernização do Sistema de Abastecimento de Água Aguaçu também passou pela construção de um novo reservatório, com capacidade para armazenar 300 mil litros, e pela implantação de uma Estação de Recalque de Água Tratada (Erat), com capacidade operacional de 21,6m³ por hora.  As obras e melhorias são o resultado do investimento de R$ 1 milhão no sistema, que foi automatizado, o que permite maior controle operacional.

Qualidade

A água produzida na ETA do Aguaçu passa por testes rotineiros de qualidade. A coleta de amostras a cada duas horas analisa pH, turbidez, cor aparente, cloro e fluoreto e, semanalmente, são realizadas análises microbiológicas.  Ao todo, são feitas 1.800 análises físico-químicas mensais na ETA e, em média, mais de 80 análises nos reservatórios e rede de distribuição.

No decorrer do projeto de revitalização os profissionais de saneamento efetuaram, ainda, a padronização das ligações de água. Ela ocorreu nos casos em que foram verificadas inadequações na conexão das unidades consumidoras ao sistema público de fornecimento de água tratada.

“Nós só temos a agradecer às famílias aqui do Distrito do Aguaçu, que acolheram nossas equipes e firmaram conosco uma importante parceria voltada à saúde e à qualidade de vida da população”, disse o diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

Responsável pelos serviços de saneamento básico da capital mato-grossense, a concessionária tem a tarefa de garantir 100% abastecimento de água tratada com regularidade, bem como de elevar, até 2024, a cobertura de esgoto a 91%, por meio do investimento de R$ 1,2 bilhão.

“O avanço de Cuiabá no saneamento básico é histórico. Ao tratar essa área essencial como prioridade, estamos contribuindo para que a saúde melhore, além de estarmos lutando pela vida dos nossos preciosos mananciais, dentre os quais o Rio Coxipó, que banha o Distrito do Aguaçu”, finalizou Stopa.  

A solenidade de entrega também contou com a presença dos secretários municipais de Obras Públicas, Raufrides Macedo, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Turismo, Oscarlino Alves, do diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues, e da Diretora de Regulação e Fiscalização da ARSEC, Rosidelma Guimarães Santos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet