Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

após convite do movimento negro

Presidente da Câmara diz que pessoas usam da cor da pele para se vitimizar: "Não me venha falar que eu sou racista"

Foto: Reprodução / Facebook

Presidente da Câmara diz que pessoas usam da cor da pele para se vitimizar:
O presidente da Câmara de Sinop (480 quilômetros de Cuiabá), Elbio Volkweis (Patriota), usou a tribuna para falar de um convite que recebeu para o evento em alusão ao feriado de Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A convocação teria sido feita pelo Movimento Negro no dia 4 deste mês e não foi bem recebida pelo vereador. 


Leia também:
Stopa diz que foi convidado por Wellington para se filiar ao PL: “Vamos avaliar”

Em nota de repúdio, a  presidente da União dos Negros e Afros de Sinop (Unafros) e do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune), Zeneide Pereira, e a presidente do Conselho de Igualdade Racial, Márcia Ana Nascimento, relataram que o parlamentar se reportou a ambas aos “gritos e berros”.

“Protagonizados uma cena deplorável, nunca imaginada [...] ecoava pelos corredores da casa do povo que somos oportunistas e vivemos de ‘mi mi mi’”, diz trecho do documento.

No dia seguinte ao convite, sexta-feira (5), durante sessão ordinária, o parlamentar se aproveitou para falar do caso. “Sei da importância do movimento e o que essas pessoas sofreram antigamente, há quase 200 anos atrás. Mas ninguém pode se vitimizar pela cor da sua pele. A cor da pele não dá dignidade a ninguém, não importa se é branco, preto, amarelo, índio. Não vamos usar a cor da nossa pele e se aproveitar disso. Isso é racismo”.

Elbio ainda acrescentou dizendo ser contra cotas para negros em universidades públicas. “Eu concordo ter cota nas faculdades para pessoas de baixa classe, não por causa da sua cor de pele. Isso sim é racismo. É diferente uma criança estudar a vida inteira em uma escola pública, diferente daquela que estuda em escola particular. Temos três professores aqui dentro desta casa e eles sabem bem disso, agora não tem diferença da cor da pele”.

“Não me venha falar que eu sou racista porque eu não apoio isso. Racista é quem se prevalece em cima disso. Me perguntaram também se eu era contra a cota da mulher nas cadeiras públicas, sou contra! Temos uma vereadora aqui que se elegeu pela criatividade dela, não por cota. Na próxima eleição se ela se reeleger, será pelo trabalho que ela fez, pela capacidade ou pela cota? Eu sempre falo, minha mulher é 10 vezes mais inteligente que eu. A mulher tem muita mais capacidade que o homem”, assevera.

Veja vídeo abaixo:

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet