Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

R$ 3,7 bilhões

Wilson parabeniza Governo por maior orçamento para educação na LOA: ‘Mais escola, menos prisão’

13 Nov 2021 - 11:12

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Wilson parabeniza Governo por maior orçamento para educação na LOA: ‘Mais escola, menos prisão’
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) parabenizou o Governo do Estado por ter decidido destinar a maior parte do orçamento no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para a educação. Segundo ele, este era um problema histórico que foi resolvido após muitas reclamações dos deputados. O orçamento para a Seduc em 2022 deve ser de R$ 3,7 bilhões.


Leia também:
Pivetta ameniza críticas a edital de seleção de interinos: ‘não dá para se conformar com situação vexaminosa da Educação’

Em 2021 o orçamento da segurança pública, por exemplo, era maior do que o da educação. “Eu parabenizo o governo que tomou juízo e fez essa correção. Um país em subdesenvolvimento, com baixíssimos níveis de aprendizagem, com desempenho ridículo nas grandes olimpíadas e concursos internacionais e conhecimento em matemática, ciência, linguagem... Aqui, investir mais em segurança do que em educação é inacreditável. Eu tenho que parabenizar o governo que o atendeu o nosso reclamo e voltou a colocar a educação como prioridade orçamentária no estado”, afirmou nesta quarta-feira (10).

Segundo o tucano, a educação, inclusive, é o caminho para que se tenha menos violência e menos prisões. “O indivíduo carece de conhecimento. À medida que ele vai adquirindo conhecimento ele vai tornando-se menos violento, menos agressivo, menos rude. É o conhecimento que transforma, é o conhecimento que faz com que você consiga viver num ambiente onde haja o respeito ao contraditório, aos diferentes. Então eu gostei, espero que esses recursos a mais possam ser investidos não só na parte logística, como principalmente na melhoria da qualidade da educação”, completou.

Apesar do maior investimento  na área, o parlamentar acredita que a nota de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) será ainda menor quando o conceito voltar a ser aplicado, isso porque os alunos passarão a ser retidos caso não tenham obtido aprendizagem. “Mato Grosso adotou uma medida necessária, dura, mas necessária, que é a retenção do aluno no terceiro ano de cada ciclo. Se o aluno não conseguir aprender, se o aluno não obter aprendizagem, agora em Mato Grosso ele está proibido de progredir”, explicou. “As notas de Mato Grosso vão diminuir no IDEB. Já começaram a diminuir em 2019. Como não houve IDEB em 2020 nem 20201 por conta da pandemia, quando retornar o IDEB vai diminuir”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet