Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

polêmica acesa

Cattani pede anulação de votação de projeto que proíbe alunos de filmarem professores

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cattani pede anulação de votação de projeto que proíbe alunos de filmarem professores
O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) protocolou na presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso pedido de anulação da votação do projeto de lei 867/2019, de autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que proíbe alunos de filmarem professores nas salas de aulas das escolas do Estado, aprovado em votação conturbada durante a última sessão ordinária.


Leia mais:
Apoio ao governo Mauro "trava" conversa entre Republicanos e Emanuelzinho; deputado deve se filiar ao PDT

No documento, Cattani cita e critica a condução do 2° vice-presidente da casa de leis, deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que presidiu parte da sessão e a votação, que acabou gerando confusão no plenário e dúvidas sobre o resultado.

“Com a confusão, em total desrespeito a ordem, a ordem, a hombridade e ao decoro, o projeto foi manu militari aprovado em 2ª votação durante a 67ª Sessão Ordinária, mesmo a contrário sensu de inúmeros deputados ali presentes, em flagrante autoritarismo dentro da casa democrática”, diz o documento.

O projeto apresentado por Barranco foi aprovado em primeira votação em 2019 e após receber parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação no mês de agosto deste ano, foi para segunda votação em plenário na sessão da última quarta-feira (10) e acabou sendo aprovado sob o protesto de vários parlamentares, que não concordaram com a condução do então presidente Wilson Santos.

Segundo a contagem do tucano, o projeto foi aprovado com nove votos favoráveis e sete contrários, fato que está sendo questionado pelo deputado Cattani, que contabilizou entre três ou quatro votos a favor da matéria entre os parlamentares que estavam presentes no plenário e de maneira virtual.

No pedido protocolado por Cattani, o deputado ainda solicita que o assunto seja dado ao conhecimento da Comissão de Ética da casa de leis, para apurar indícios de quebra de decoro parlamentar de Wilson Santos, por não permitir que todos os deputados que participavam da sessão, manifestassem o seu voto.

O projeto de autoria do petista Barranco foi apresentado como uma “proibição de constrangimento ao livre exercício docente nas salas de aula”. O texto, que agora seguirá para a sanção do governador Mauro Mendes (DEM), tem o principal objetivo de proibir os estudantes do Estado de filmarem professores durante seu exercício, com a justificativa de que o registro pode o “constranger ou limitar o seu livre pensamento”.

Crítico ao projeto, Cattani alega que os alunos precisam ter o direito de filmarem o que acontece nas salas de aulas para evitar que professores preguem suas ideologias políticas, seja ela de esquerda, direita ou de centro.

Nesta semana, um professor da rede de ensino do município de Uberlândia (MG) foi filmado por alunos fazendo acusações, além de críticas ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). O vídeo logo viralizou por todo o país, gerando uma onda de críticas.

Em Cuiabá, uma professora de uma tradicional escola particular foi afastada do exercício no mês de setembro por dizer que o presidente é corrupto, assim como quem o apoia. O seu discurso só veio á tona, por também ter sido gravado por estudantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet