Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

garantia

PEC que autoriza esportes equestres em MT deve ser votada em sessão desta terça na Assembleia

Foto: Reprodução

PEC que autoriza esportes equestres em MT deve ser votada em sessão desta terça na Assembleia
Está marcada para a sessão desta terça-feira (16) - a primeira no período noturno (que marca a retomada dos trabalhos legislativos desde o fechamento para pandemia) -, a última votação da PEC que garante a realização em todo estado de manifestações culturais e eventos com animais, desde que todos estejam assegurados com o bem-estar do animal participante.


Leia mais:
Cultura executou quase 80% das emendas e em 2022 deverá receber orçamento de pelo menos R$ 35 milhões

Entre os esportes estão a prova de laço, rodeio, cavalgada e team ropping. A PEC apenas regulamenta o projeto de lei já aprovado em 2019, que estabelece normas e critérios para a realização e a fiscalização das atividades esportivas e culturais com participação de animais das espécies bovina e equina. 

De acordo com o projeto de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (dem), atual líder do governo na ALMT, passam a ser consideradas patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso práticas como o rodeio, a vaquejada e expressões decorrentes como montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos três tambores, team penning e work penning, paleteadas e outras provas típicas como a queima do alho e o concurso do berrante, além de apresentações folclóricas e de músicas de raiz.

Na avaliação de Caê Póvoas, que é um dos proprietários do Haras Twin Brothers (localizado em Cuiabá), A PEC se junta ao projeto de lei e deixa muito bem fundamentado os requisitos, que contou com importantes orientações técnicas e jurídicas de entidades como a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), indo “ao encontro” da realidade deste segmento em Mato Grosso.

Ele espera que o documento dê jurídica e um grande respaldo para quem investe na promoção de eventos desta natureza, evitando situações como a que enfrentou no final de maio do ano passado, quando o Ministério Público de Mato Grosso proibiu a realização de provas de laço durante a sétima edição da Semana do Cavalo, em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet