Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Após mudanças

Cuiabá aguarda novo lote para iniciar dose de reforço e segunda aplicação da Janssen

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cuiabá aguarda novo lote para iniciar dose de reforço e segunda aplicação da Janssen
A Prefeitura de Cuiabá explicou nesta quarta-feira (17) que aguarda as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) para iniciar a aplicação da dose de reforço em toda a população adulta da cidade e também novos lotes da Janssen, que a partir de agora passa também a ser um imunizante em que são necessárias duas doses.


Leia mais:
Pessoas que se vacinaram com Janssen terão que tomar segunda dose e reforço; entenda
 
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pontuou que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) e, diante disso, aguarda o recebimento da Nota Técnica com as orientações oficiais, bem como o envio de doses destinadas para a aplicação da dose de reforço do público que foi ampliado.
 
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na terça-feira (16) que o intervalo da dose de reforço será diminuída de seis para cinco meses após o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses). Também foi liberada a dose adicional para qualquer pessoa com mais de 18 anos.
 
A indicação é para que as pessoas tomem a dose de reforço de um imunizante diferente do qual completou seu esquema vacinal. Por exemplo: se você recebeu as da AstraZeneca, poderá tomar da Pfizer. Porém, o Ministério da Saúde destaca que não é estritamente necessário que isto ocorra, sendo que a pessoa poderá tomar a terceira do mesmo fabricante.
 
Já sobre a mudança em relação a vacina da Janssen, a prefeitura disse que aguarda novos lotes que devem ser enviados pelo Ministério da Saúde. Até então, a cidade tinha recebido apenas 15 mil doses deste fabricante, sendo que todas as unidades já foram utilizadas.
 
Esta também foi uma das mudanças anunciadas ontem pelo ministro. Quem tomou a vacina da Janssen, até então de dose única, agora precisará completar o esquema vacinal com uma segunda aplicação. Além disto, depois de cinco meses, será necessário o reforço com um imunizante diferente.
 
Conforme explicou o ministro, durante entrevista coletiva nesta manhã, será observado um intervalo de dois meses de aplicação entre as doses da Janssen.
 
Sendo assim, quem tomou a vacina da Janssen de 15 de setembro para trás, já está apto a tomar a segunda dose. Porém, ainda não adianta ir atrás do imunizante, já que um cronograma deverá ser divulgado em breve.
 
As vacinas da Janssen devem começar a ser distribuídas ainda nesta sexta-feira, conforme cronograma do Ministério da Saúde.
 
Na última semana, foi enviado para o Brasil um lote de 1 milhão de doses da Janssen, parte das 36,2 milhões de vacinas da farmacêutica asseguradas pelo Ministério da Saúde até dezembro de 2021.
 
Até a quarta-feira (10), em Cuiabá, 14.943 pessoas haviam recebido a dose única da Janssen.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet