Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Parecer favorável

CCJR aprova 'Baguncinha' e maionese temperada como patrimônio cultural imaterial de Cuiabá

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

CCJR aprova 'Baguncinha' e maionese temperada como patrimônio cultural imaterial de Cuiabá
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara de Cuiabá deu parecer favorável ao projeto que declara o lanche ou sanduíche chamado de "Baguncinha", juntamente com a maionese temperada, feitos em bares, lanchonetes e trailers de lanche e demais estruturas similares como patrimônio cultural imaterial da capital mato-grossense.


Leia mais:
Advogado não paga conta e causa confusão em baguncinha de Cuiabá; veja vídeo
 
A matéria foi aprovada pela comissão em reunião realizada na última quarta-feira (17). Caso aprovada em votação no Plenário, a lei autorizará o chefe do Poder Executivo a promover r a regularização através (TPU) Termo de Permissão de Uso dos Trailers de Lanche e similares, instalados na cidade, até a data da promulgação da presente alteração legislativa.
 
O texto rege ainda que o proprietário do trailer de lanche e similares que se enquadrar na condição deste artigo deverá requerer a sua regularização do comércio deste tipo em vias e logradouros públicos através do Termo de Permissão de Uso (TPU) no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias, a contar da vigência desta Lei.
 
Na justificativa, o vereador Adevair Cabral, autor do projeto, disse que o lanche está enraizado na cultura da cidade e os locais em que há a venda já se transformaram em pontos de encontro dos cuiabanos que “apreciam comer, beber e conversar”.
 
“Sem dúvida o Baguncinha, enriquece a gastronomia cuiabana, e ainda, reverenciamos a dedicação e o esforço dos nossos comerciantes que abrem seus estabelecimentos diariamente para atender bem as nossas famílias, a população toda local de um modo geral a diversidade dos seus frequentadores que são recebidos sempre com alegria e respeito, e esse tratamento diferenciado leva à convergência da tradição e vínculo de amizade”, aponta outro trecho da matéria.
 
O Baguncinha é preparado com: pão próprio, hambúrguer, ovos, queijo, presunto, alface, tomate, salsicha, bacon, calabresa e acompanha a maionese temperada. 
 
"Quero parabenizar o vereador Adevair por transformar esse lanche num patrimônio cultural imaterial. Nosso parecer é pela aprovação com emenda de redação", disse o relator da propositura na comissão, vereador Chico 2000 (PL).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet