Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

quilombolas

Descendentes de escravos enfrentam problemas básicos de estrutura na comunidade Mata Cavalo

Foto: Reprodução

Descendentes de escravos enfrentam problemas básicos de estrutura na comunidade Mata Cavalo
Os moradores da Comunidade Matam Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento (cerca de 40 km de Cuiabá), sofrem com problemas básicos de estrutura, pois a estrada de acesso é precária e não há posto de saúde no local. Apesar da riqueza histórica que traz, a comunidade está esquecida pelo poder público, como conta Jéssica Leny da Silva Pinho, presidente da Associação de Moradores.


Leia também:
Prefeitura de Cuiabá libera uso de máscara em lugares abertos

"Nossa comunidade está totalmente esquecida. A questão de saúde é delicada. Existe a necessidade de um posto de saúde. A cada dois ou três meses a prefeitura manda agentes de saúde na sede da comunidade, que atendem os moradores, mas não temos uma estrutura de saúde fixa no local", explica.
 
A comunidade é composta por cerca de 400 descendentes de escravos. O complexo Mata Cavalo é constituído de sete áreas de diferentes fazendas: Ourinhos, Estiva, Aguaçú, Mata Cavalo de Cima, Mata Cavalo de Baixo, Mutuca e Capim Verde.
 
Alguns moradores ainda moram em casas feitas de palha. Poucos barracos possuem banheiro e a água utilizada para beber e cozinhar é retirada em um único poço artesiano.
 
É uma área de solo fértil e rica em recursos naturais. Os moradores plantam uma cultura diversificada, um pouco de cada coisa: a banana, a mandioca, o milho, o arroz, a batata-doce, a cana-de-açúcar, o feijão, a abóbora, o cará. Mas o forte mesmo é a banana.
 
Apesar disso, os produtores da comunidade também enfrentam dificuldades para vender os produtos cultivados. Para Jéssica, é necessário que o poder público viabilize locais para que os produtos possam ser expostos e comercializados.
 
"A gente quer criar uma feira para que as mulheres e os homens que produzem na comunidade possam expor os produtos e, assim, termos renda. Produzimos azeite de mamona, a farinha que também é produzida na comunidade, além de quiabo, abacaxi e banana. Atualmente fazemos reuniões no barracão todos os domingos, quando alguns produtos são vendidos. A intenção é ampliar, expor e vender também em Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios", conta.
 
Assistência aos moradores
 
No último domingo (14), os advogados Cássia Lourenço e Nilton Lourenço, proprietários do escritório Souza e Lourenço, localizado em Cuiabá, visitaram a comunidade para levar apoio jurídico aos moradores.
 
A advogada Cássia explica que enquanto os indígenas conquistaram o direito às suas terras ainda na época colonial, por volta de 1934, o direito dos quilombolas só foi reconhecido pela primeira vez na Constituição de 1988. No entanto, a primeira titulação de uma terra quilombola aconteceu sete anos após a promulgação da Constituição, em 1995.
 
“Em Mato Grosso, faz ainda menos tempo que conquistaram esse direito de ter uma terra para eles. Então, é importante que eles tenham conhecimento de seus direitos e até onde podem chegar”, pontua.
 
Surgimento de Mata Cavalo
 
A comunidade quilombola de Mata Cavalo é um dos grupos remanescentes de escravos em Mato Grosso que mais tem se esforçado na luta pela conservação de suas tradições e de suas terras, no embate contra fazendeiros e grileiros.


 
Na época da escravidão, o transporte de mantimentos era realizado por carros de boi e cavalos carregados. Para fazer o abastecimento de Poconé, a tropa (grupo de transportadores) precisava atravessar um córrego, que enchia no período chuvoso. Um dia os cavalos não conseguiram passar e foram carregados pela correnteza. Os animais morreram e a córrego ficou conhecido como o Córrego que Mata Cavalo. Como a comunidade quilombola fica no entorno do córrego, recebeu o nome do mesmo.
 
Um dos moradores mais ilustres da comunidade foi Antônio Benedito da Conceição, conhecido como Antônio Mulato. Considerado o homem mais idoso de Mato Grosso, ele morreu em 2018.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet