Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

prova em risco?

Às vésperas do Enem, secretário vê com preocupação demissões no INEP, mas não acredita em prejuízo a estudantes de MT

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Às vésperas do Enem, secretário vê com preocupação demissões no INEP, mas não acredita em prejuízo a estudantes de MT
O secretário de Estado de Educação Alan Porto afirmou que ficou preocupado com as recentes demissões no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), mas que não acredita que as polêmicas possam trazer prejuízo aos estudantes mato-grossenses que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 21 e 28 de novembro. Em Mato Grosso há 70 mil inscritos neste ano, 30% a menos que em 2020, quando houve 98 mil.


Leia também:
Em Mato Grosso, 59 municípios aderem programa para erradicar analfabetismo

“Essa questão do governo federal eu não entro muito. Acompanhei pela mídia, como todos nós acompanhamos, uma série de demissões que aconteceram no INEP, a gente fica, claro, preocupado porque quando você tem mudanças drásticas de pessoas que estão à frente de um processo tão importante e tão confiável quanto o Enem, a gente fica preocupado. Mas eu acredito que vai, sim, ocorrer dentro da normalidade”, afirmou Alan ao Olhar Direto nesta sexta-feira (19).

Nesta semana, uma série de ‘polêmicas’ envolvendo o Enem vieram à tona na mídia. Dentre elas, o pedido de exoneração de 37 servidores do Inep, com a justificativa de "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do órgão”, além de episódios de assédio moral. Além disso, na última segunda-feira (15) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a prova seria “a cara do governo”, o que trouxe à tona a desconfiança de interferência nas provas.

Para Porto, no entanto, os problemas não irão prejudicar os estudantes. “As escolas já vinham se preparando, o próprio INEP divulgou que não vai ter prejuízo nenhum para os estudantes que vão realizar o Enem, e a gente acredita sim. O estado de Mato Grosso fez o papel dele junto do programa que é o pré-Enem Digital, a gente trabalhou isso em 2021, ampliamos ossos polos de atendimento, tivemos os aulões presenciais, tivemos aulas à distância, enfim, nos esforçamos e fizemos tudo que estava dentro das nossas condições de levar conhecimento para os jovens e prepará-los para os exames que vã acontecer no dia 21 e no dia 28 de novembro”, argumentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet