Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

USO FACULTATIVO

Gilberto afirma que flexibilização do uso da máscara em Cuiabá é incentivo à população se descuidar

22 Nov 2021 - 10:00

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Gilberto afirma que flexibilização do uso da máscara em Cuiabá é incentivo à população se descuidar
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, demonstrou preocupação com o decreto municipal publicado pelo prefeito em Exercício de Cuiabá, José Stopa (PV), tornando facultativo o uso da máscara em locais abertos. O gestor pontuou que o município tem autonomia para tomar tal decisão, mas que o Governo estadual só irá analisar tal possibilidade em dezembro.


Leia também:
Stopa diz que ‘não tem como se unir com adversários’ e questiona quem terá controle após fusão do PV com Cidadania

“Acho que em áreas externas, pessoas andando sozinhas não traz grandes complicações, mas o grande problema é que neste momento essas flexibilizações começam a estimular a população, como se a pandemia tivesse acabado, então vejo com preocupação”, afirmou nesta segunda-feira (22).

Essas flexibilizações começam a estimular a população, como se a pandemia tivesse acabado

Ao justificar sua preocupação, Gilberto pontua que Mato Grosso ainda não atingiu a meta de imunizar 90% da população (com duas doses ou a vacina de dose única. “Existem sinais de recrudescimento da pandemia em outros países, por isso temos que ter prudência”.

Ainda de acordo com o secretário, a recomendação do Governo é que a população, mesmo que vacinada, continue adotando as medidas para evitar a contaminação da Covid-19.

O decreto publicado na sexta-feira (19) levou em consideração a queda dos números da pandemia e os resultados da vacinação na Capital, que já aplicou mais de 828 mil doses desde o seu lançamento, em janeiro de 2021.

Levantamento aponta ainda que somente quatro leitos de UTI e três enfermarias estavam ocupadas por pacientes com Covid-19, no Hospital Referência. Além disso, 90% dos cuiabanos com mais de 18 anos já receberam a primeira dose de alguma das vacinas (459.541 pessoas). Já o esquema vacinal completo (primeira e segunda dose ou dose única) chega a 76,8%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet