Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

proteção ao dinheiro público

Mauro cita decisões 'superfaturadas' e diz que vara da Saúde irá impedir atuação de ‘maus profissionais’

22 Nov 2021 - 11:59

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Mauro cita decisões 'superfaturadas' e diz que vara da Saúde irá impedir atuação de ‘maus profissionais’
O governador Mauro Mendes (DEM) participou na manhã desta segunda-feira (22) da inauguração da Vara de Saúde do Tribunal de Justiça (TJMT). Ele comemorou o feito e afirmou que será uma forma de impedir a atuação de “maus profissionais que se utilizavam da boa-fé do Poder Judiciário para delapidar o dinheiro e o patrimônio público”.


Leia também:
Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Saúde será inaugurado na segunda-feira

O novo Cejusc funcionará em espaço anexo à Vara Estadual da Saúde, no Fórum de Várzea Grande, e terá como coordenador o juiz José Luiz Leite Lindote, que já responde pela Vara Especializada. Atuará no atendimento ao público, prestando orientações e informações (cidadania), e também na solução de conflitos pré-processuais e processuais, exclusivamente em demandas que tratem do direito à saúde.
 
A instalação do Cejusc também é uma forma de a Justiça Estadual estimular a participação ativa da comunidade na solução de disputas, utilizando métodos consensuais de resolução de conflitos, como negociação, conciliação e mediação.
 
“A saúde pública é um dos serviços mais relevantes que o estado presta ao cidadão. O Tribunal de Justiça aqui do estado do Mato Grosso tem tido comportamento extremamente proativo, a criação da vara da saúde, que sofreu alguns questionamentos, mas ela foi uma das mais brilhantes iniciativas que eu vi nos últimos anos para melhorar a prestação de serviço ao cidadão e ao mesmo tempo trazer economicidade, acabando com aquilo que todo mundo já ouviu falar de alguns maus profissionais que se utilizavam da boa-fé do Poder Judiciário pra delapdar o dinheiro e o patrimônio público”, argumentou o governador.

“Hoje aqui vamos ver mais uma dessas iniciativas importantes, o Tribunal tem se mostrado não só um operador do direito, da justiça, mas um tribunal com um poder que busca a todo o tempo prestar o melhor serviço para atender o cidadão mato-grossense”, completou.

Para Mauro, o grande problema da judicialização são os maus profissionais e pessoas mal-intencionadas. “Usavam na boa fé do Poder Judiciário e cirurgias que valiam aí, particular, trinta, quarenta mil reais, já se pagou aqui em Mato Grosso duzentos, trezentos mil reais. Isso está aí para qualquer um ver, verificar e comparar. Então isso sim é um prejuízo gigante para o cidadão, porque se você paga particular trinta, quarenta mil, por que que quando é judicializado paga duzentos, trezentos? E nós temos dezenas de casos que aconteceram isso em Mato Grosso”, lamentou.

Segundo o governador, com a vara única o juiz terá mais critério e zelo para estabelecer suas decisões. “Existe a vara especialista na área do meio ambiente. Porque que não pode ter da saúde? Existe a vara especializada da fazenda pública. Existe a vara especializada do crime, existe a vara especializada cível. Por que que não pode existir na saúde? Para que o juiz, tornando-se um especialista, trabalhando no dia a dia aquilo, ele vai tomar decisões muito mais sensatas, equilibradas e a favor do cidadão e resguardando aí o patrimônio e o dinheiro público”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet