Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

GESTÃO AMBIENTAL

Comitê do TCE realiza vistoria em doze pontes da Transpantaneira e ação se encerra com evento sobre preservação do Pantanal

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Comitê do TCE realiza vistoria em doze pontes da Transpantaneira e ação se encerra com evento sobre preservação do Pantanal
Ação para vistoria in loco de pontes sobre a rodovia MT-060 (Transpantaneira) será realizada pelo Comitê Interno de Gestão Ambiental (Ciga) do Tribunal de Contas de MT (TCE-MT) nos dias 29 e 30 de novembro. A conclusão da atividade terá encontro “A preservação do Pantanal é da nossa CONTA – Conjugação de esforços necessários para seu enfrentamento”. O comunicado foi feito pela assessoria do TCE.


Leia mais: 
Câmara aprova MP que cria Auxílio Brasil; três da bancada de MT estavam ausentes

O trajeto realizado pela vistoria passará por doze pontes, sendo que seis estão inviáveis para o tráfedo. Conforme titular da Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex) e coordenador do Ciga, Roberto Carlos de Figueiredo, a fiscalização contará com catalogação de cada ponto e o registro fotográfico com intuito de desenvolver livro memorial.

Os , profissionais do TCE-MT acompanharam ações de militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) por diversos municípios, incluindo Santo Antônio do Leverger, Poconé, Santa Cruz do Xingu, União do Sul, Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Novo Santo Antônio. 

O evento será realizado para apresentação de resultados da atuação do comitê sobre o trabalho do Governo do Estado e das prefeituras no enfrentamento das queimadas no Pantanal Mato-grossense.

O presidente do TCE-MT, Guilherme Antonio Maluf, explica que as informações coletadas resultaram em estudos técnicos que subsidiarão as ações da administração pública. "O intuito do Comitê é desenvolver uma atuação colaborativa, em consonância com o esforço coletivo, nos colocando à disposição dos demais Poderes e órgãos envolvidos e principalmente buscando o alinhamento de soluções conjuntas e harmônicas."

O evento, que será realizado em Poconé, no Pantanal Mato Grosso Hotel (Pixaim), às 15h do dia 30, pontuará os principais dados coletados e mobilizou instituições em busca de soluções. "Nosso objetivo é mobilizar diferentes instituições e firmar um compromisso mútuo na preservação do Pantanal frente às propostas apresentadas no Estatuto do Pantanal, em especial sobre o Capítulo VI – do manejo integrado do fogo e do controle dos incêndios", pontuou Roberto Carlos.

Participam do diálogo autoridades do Senado Federal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (CBMMT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e das Prefeituras e Câmaras Municipais de Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Cáceres e Nossa Senhora do Livramento.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet