Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Alta velocidade lidera

Em três meses, radares de Cuiabá aplicaram mais de 151 mil multas em condutores

Foto: Wesley Santiago/Olhar Direto

Em três meses, radares de Cuiabá aplicaram mais de 151 mil multas em condutores
Levantamento feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) a pedido do Olhar Direto mostra que entre agosto e outubro deste ano, mais de 151 mil multas foram aplicadas em condutores da capital mato-grossense pelos radares espalhados pelas diversas vias do município.


Leia mais:
Novos radares começam a multar a partir de novembro em Cuiabá; saiba onde estão instalados
 
Ao todo, somando-se os meses de agosto, setembro e outubro, os equipamentos fixos e as lombadas eletrônicas fizeram 151.432 autuações. Juntando-se as multas aplicadas por diversos meios, como de forma manual pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o total chega a 153.773 penalidades.
 
Em agosto, foram aplicadas 47.114 multas. Em setembro, 48.591 e em outubro 58.068. O trânsito em velocidade superior ao permitido nas vias foi a principal infração cometida, resultando em 124.179 autuações neste período. Depois, aparece o avanço semafórico, com 25.599.

A Prefeitura de Cuiabá ressaltou que a quantidade de multas não reflete a arrecadação do município, isso porque existe a possibilidade de que os condutores recorram das infrações e também os inadimplentes.

A utilização dos equipamentos de monitoramento na Capital foi efetivada  após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos: Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). 

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) está atendendo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com Ministério Público Estadual (MPE), de número 006/2016. 

"Os radares servem para garantir a segurança da população, porque ajuda a evitar acidentes e mortes, e principalmente em locais próximos a escolas, hospitais e residências.  Isso é comprovado por que o índice de acidentes diminui. Nós estamos atendendo a um TAC  do Ministério Público, assinado no ano de 2016. Todos os radares estão devidamente sinalizados", afirma o secretário de Mobilidade, Juares Samaniego. 

No total, a capital conta com 45 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica na capital, todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente. 

Infrações, penalidades e recursos

As multas para quem trafegar em velocidade acima do permitido devem variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além da perda de quatro a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os motoristas que quiserem recorrer das multas devem acessar o site www.cuiaba.mt.gov.br onde estão disponibilizados formulários - no link 'Serviços ao Cidadão'.  
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet