Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Ser Família Indígena

Virgínia visita aldeia com projeto de turismo ecológico e faz entregas de Natal; cacique celebra desenvolvimento

02 Dez 2021 - 17:03

Da Redação - Michael Esquer / Da Reportagem Local - Izabel Coutinho

Foto: Izabel Coutinho / OD

Virgínia visita aldeia com projeto de turismo ecológico e faz entregas de Natal; cacique celebra desenvolvimento
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, dando continuidade às ações de Natal iniciadas na segunda-feira (29), realizou nesta quinta-feira (2) a entrega de cestas básicas, cobertores, brinquedos e kits de doces a aldeia Wazare, do povo Paresi, localizada no município de Campo Novo do Parecis (391 km de Cuiabá). As entregas fazem parte dos programas SER Família Solidário, Aconchego e SER Família Indígena.


Leia também:
Virginia Mendes participa de entrega de primeiro projeto de Turismo Cultural do povo Paresi

Na ocasião estiveram presentes o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, o vereador por Barra do Bugres (165 km de Cuiabá), Lennon Corezomaé (PODE), além de outras autoridades da região. A relação da primeira-dama com a aldeia Wazare, porém, é anterior ao encontro. 

Em maio, ela participou da entrega à Funai do primeiro Plano de Visitação do projeto de Turismo Cultural do povo Haliti Paresi. O projeto, de autoria da comunidade da aldeia Wazare, teve Virginia como madrinha após convite do cacique da aldeia, Rony Walter Azoinayce Pareci. 

“Estou muito feliz pelo convite, quando você me convidou pra ser madrinha do turismo, quando começou tudo eu fiquei muito emocionada, muito feliz e hoje você tá realizando o seu grande sonho, muito obrigado por tudo”, disse Virgínia na ocasião, relembrando o convite feito. 
Cacique Rony, primeira-dama e presidente da Funai. (Foto: Izabel Coutinho / OD)

O cacique Rony também comentou sobre o projeto e a mudança que este trouxe para a comunidade. “Isso é um grande elo que o povo Paresi está construindo. Você consegue desenvolver sem perder a cultura. [Essa é a] quarta vez na nossa aldeia Wazare, da primeira-dama do estado de Mato Grosso”. 

O presidente da Funai, por sua vez, disse que aprecia a atuação do governador Mauro Mendes (DEM) em relação aos povos indígenas do Estado. Disse ainda que o chefe do Executivo Estadual pode contar com o apoio da “nova Funai”, como ele chama a gestão que teve início com a sua nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). 

“Eu acho que o estado de Mato Grosso está de parabéns pelas iniciativas que vem feito na questão indigena, eu digo que se as outras unidades da federação tivessem um governador como o Mauro Mendes, nós não teríamos tantos problemas nas comunidades indígenas”, disse Marcelo Xavier ao saudar as autoridades presentes na solenidade. 

 






Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet