Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

primeiro do estado

Idealizador de projeto turístico-cultural, cacique pede a criação de Secretaria de Assuntos Indígenas em MT

02 Dez 2021 - 17:45

Da Redação - Michael Esquer / Da Reportagem Local - Izabel Coutinho

Foto: Izabel Coutinho / OD

Cacique Rony é idealizador do primeiro projeto turístico-cultural indígena de Mato Grosso.

Cacique Rony é idealizador do primeiro projeto turístico-cultural indígena de Mato Grosso.

O cacique da Aldeia Wazare, Rony Pareci, do povo Paresi, localizado no município de Campo Novo do Parecis (391 km de Cuiabá), fez um apelo para que o Estado de Mato Grosso realize a instauração de uma Secretaria de Assuntos Indígenas. O pedido foi feito nesta quinta-feira (2), durante passagem da primeira-dama Virginia Mendes e sua comitiva, que realizaram as entregas de Natal do programa “Ser Família Indígena”. 


Leia também:
Virgínia visita aldeia com projeto de turismo ecológico e faz entregas de Natal; cacique celebra desenvolvimento

A aldeia Wazare é a sede do primeiro projeto turístico-cultural indígena de Mato Grosso, que tem Virginia como madrinha. A iniciativa foi protocolada em maio na regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Cuiabá. De acordo com o cacique Rony, idealizador da iniciativa, a criação da Secretaria fomentaria a autonômia indígena. 

“O Estado poderia ter um avanço maior. Ao invés de ter uma superintendência, nós [temos que] trabalhar a política mais ampliada, criando uma Secretaria de Assuntos Indígenas. Para poder alavancar mais, tem que se criar uma Secretaria de Assuntos Indígenas para ter mais autonomia, política e econômica de gestão junto às comunidades indígenas”, ressaltou Rony durante a solenidade. 

O líder indígena também comentou sobre a satisfação que a sua comunidade tem com o projeto de turismo que é desenvolvido na sua aldeia há alguns anos. Rony também agradeceu ao apoio da primeira-dama ao projeto. Ele ainda disse que a iniciativa serve para fomentar a economia e preservar sua cultura, objetivo que seria potencializado com a criação de uma Secretaria de Assuntos Indígenas. 

“Voce vê hoje todos os trabalhos que tem de desenvolvimento, preservação e principalmente esse orgulho, a autoestima da identidade da cultura, você vê nas mulheres, nas crianças, todo mundo consegue viver. Então hoje, isso é um grande elo que o povo Paresi tá construindo, você consegue desenvolver sem perder a cultura”.







Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet