Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ex-agu

“André Mendonça é um grande parceiro de Mato Grosso”, diz Neri sobre novo indicado para o STF

Foto: Assessoria

“André Mendonça é um grande parceiro de Mato Grosso”, diz Neri sobre novo indicado para o STF
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-advogado-geral da União (AGU) André Mendonça teve sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) aprovada na quarta-feira (01), após ser sabatinado no Senado Federal. Por 47 votos a favor e 32 contra, ele ocupará a cadeira deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou.


Leia mais:
Câmara aprova projeto que destinará R$ 500 para carroceiros e trabalhadores do aterro sanitário

Para o deputado federal Neri Geller (PP/MT), a indicação reforça a atenção que Mato Grosso sempre teve do ex-ministro. “André Mendonça já foi parceiro do nosso Estado e esteve ao nosso lado em pautas importantíssimas como a do Distrito de Jarudore e a liberação de produção agrícola em terras indígenas dos Paresis. Certamente essa sensibilidade fortalecerá ainda mais o trabalho que precisa ser feito não só por Mato Grosso, mas, pelo Brasil”.

O parlamentar lembra que o impasse no Distrito de Jarudore (Rondonópolis) mobilizou toda a classe política do Estado. “Todos conhecem a história de Jarudore e o quanto trabalhamos para que houvesse uma solução. São mais de 2,5 mil famílias que trabalham e produzem na terra há mais de 70 anos e por força de decisão judicial, iam ser despejadas das suas propriedades”.

Ainda sobre a atuação de Mendonça, em favor de Mato Grosso, Geller lembrou da ação recente em que o Ministério Público Federal e o Governo Federal assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), autorizando a produção agrícola como atividade econômica na comunidade indígena do Paresis.

Hoje, as quatro principais cooperativas da etnia plantam cerca de 20 mil hectares de lavouras mecanizadas, que correspondem a 1,7% da área total de duas Terras Indígenas – Utiariti e Paresi – localizadas entre os municípios de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Sapezal. A produção total de grãos dessas associações indígenas deve chegar a 76 mil toneladas de grãos nas duas safras deste ano.

 “Se nós temos direito de buscar meios para sobrevivência e desenvolvimento, porque os índios não podem? É uma questão de respeito à autonomia dos povos indígenas para que façam suas escolhas. Nosso principal objetivo é contribuir para que conquistem novos mercados e alcancem independência econômica, gerando renda para suas famílias e fortalecendo a sua identidade enquanto cultura singular”, concluiu Geller.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet