Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

INSTITUTO PESOS E MEDIDAS

Operação constata irregularidades em comércios de fios e cabos de Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Ipem/MT

Operação constata irregularidades em comércios de fios e cabos de Cuiabá e Várzea Grande
O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) está realizando a fiscalização de fios e cabos em estabelecimentos que comercializam os produtos, em Cuiabá e Várzea Grande. A operação “Energia Segura”, realizada em nível nacional, teve início na segunda-feira (29.11) e se estende até esta sexta-feira (03.12). Nos quatro dias de operação, foram apreendidos cerca de 20 mil metros de fios e cabos irregulares.


Leia mais: 
Fazendeiro que destruiu mais de 400 hectares de floresta nativa tem multa de R$ 10 milhões anistiada
 
Desde que começou a operação, oito locais já foram vistoriados. Desse total, foram constatadas irregularidades em seis comércios. Nos quatro dias de operação, foram apreendidos cerca de 20 mil metros de fios e cabos irregulares.

De acordo com o presidente do Ipem, Bento Bezerra, os ensaios feitos nos produtos têm o intuito conferir a resistência do fio e se estão de acordo com a norma do Inmetro.

Com intuito de conferir a resistência de fios e se estão de acordo com normas do Inmetro, operação “Energia Segura”, iniciada segunda-feira (29) com término nesta sexta-feira (3), já vistoriou oito locais que comercializam fios e cabos, em Cuiabá e Várzea Grande.
 
Quem realiza a vistoria é o Instituo Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) e conta com apoio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT).
 
Para garantir segurança do consumidor, a operação tem objetivo de fiscalizar, de forma técnica, a venda de fios e cabos elétricos. Para isso, a operação conta com dois microhmímetros – equipamento que avalia resistência elétrica dos condutores – que fazem a verificação dos materiais no momento da fiscalização.

Desde o início da operação até agora, oito locais foram vistoriados sendo que, desse total, seis apresentaram irregularidades na comercialização dos cabos e fios. Nos quatro dias de operação, foram apreendidos cerca de 20 mil metros de fios e cabos irregulares.
 
Durante a operação, o Ipem também coletou amostras de fios cobreados indicados para indústrias de automóveis e eletrodomésticos, que são vendidos como produtos para instalação elétrica comum. Após a testagem dos produtos recolhidos, o laudo técnico será entregue à Decon para tomar as providências de defesa do consumidor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet