Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Educação

ensino fundamental e eja

'Prova Cuiabá' avalia mais de 33 mil estudantes para testar índice de desempenho da rede pública municipal na Capital

Foto: Jorge Pinho / Prefeitura de Cuiabá

'Prova Cuiabá' avalia mais de 33 mil estudantes para testar índice de desempenho da rede pública municipal na Capital
Os alunos atendidos pela rede pública municipal de ensino de Cuiabá passaram, no último mês, pela Prova Cuiabá, exame realizado para obter dados que possam subsidiar ações de melhoria no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas. No total, mais de 33 mil estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização, 2ª e 3ª fases) foram avaliados com questões de Língua Portuguesa e Matemática. 


Leia também:
Cuiabá não registra mortes por Covid-19 há 16 dias

De acordo com a assessoria do Executivo Municipal, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, avalia a proficiência dos estudantes como fundamental para que a Secretaria, assim como as unidades educacionais possam planejar as ações do Ano Letivo de 2022. 

“A cultura da avaliação ganhou força nas políticas públicas de educação. E, a gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Educação, quer avançar nessa estratégia por acreditar que a avaliação é um instrumento capaz de indicar as necessidades e potencialidades da rede de ensino, contribuindo para obtenção de dados e a produção de informações sobre o rendimento escolar, de forma que seja possível, a partir dessas informações, orientar gestores e professores sobre medidas de intervenção pedagógica essenciais, que garantam o direito de aprendizagem aos estudantes”, destacou a secretária.

Ainda conforme a Prefeitura de Cuiabá, nesse sentido, a Lei nº 5949/2015 definiu como uma das estratégias para melhorar ainda mais a qualidade do ensino na Capital, o Projeto Avaliar que efetivou a Avaliação Institucional, Prova Cuiabá, implantada desde 2009. A lei, por sua vez, instituiu o Plano Municipal de Educação na meta que trata da melhoria do fluxo e da produtividade dos estudantes. 

Em 2020, a avaliação foi realizada de forma presencial, escalonada, com a adoção de todas as medidas de biossegurança e autorização dos pais ou responsáveis. Isto por causa da pandemia da Covid-19. De acordo com a assessoria do Executivo Municipal, a avaliação, censitária e de caráter diagnóstico, serviu para reorganizar o ano letivo de 2021 no aspecto pedagógico, com a definição das habilidades e competências essenciais, e com as medidas de intervenção pedagógicas a serem adotadas. Além disso, a formação continuada dos professores.
(Foto: Jorge Pinho / Prefeitura de Cuiabá)
 

Para a coordenadora de Formação, da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Quinhone, existem desafios a serem superados nos próximos anos, apesar dos resultados positivos durante a pandemia. “A aplicação da Prova Cuiabá é uma prioridade para a definição de políticas públicas com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na formação continuada adequada às necessidades formativas dos professores e para a proposição de investimentos em ações que busquem a equidade e a qualidade da prática educativa implementada nas escolas, impactando positivamente na ampliação e na aprendizagem efetiva dos estudantes”, disse a coordenadora de Formação, Eliane Quinhone. 

Expectativas

Com a participação dos 33.473 estudantes do 1º ao 9º Ano, este ano a Prova Cuiabá foi realizada do dia 30 de novembro ao dia três de dezembro. Na ocasião, estiveram avaliadores externos para conceder um controle maior sobre a aplicação das provas. 

Em relação as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação no processo ensino aprendizagem, algumas medidas já estão implantadas. Para avançar na recuperação das habilidades não consolidadas, por exemplo, a Secretaria Municipal de Educação está fortalecendo Programas como o de Alfabetização Cuiabano (ProAC), voltado para os estudantes matriculados nos 1º, 2º e 3º Anos; o de Melhoria da Proficiência (PROMP), que atende os estudantes do 5º Ano e o Brincar e Letrar voltado para a Pré-Escola. Outras iniciativas são a Sala de Apoio a Aprendizagem e o programa do governo federal Tempo de Aprender.

Segundo o Executivo Municipal, a expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que os seus resultados da Prova Cuiabá possam ser discutidos na Semana Pedagógica de 2022, evento que abre o Ano Letivo e acontecerá de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. No mesmo período acontece a Aula Inaugural, o que vai auxiliar as equipes gestoras e professores no planejamento pedagógico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet