Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

nesta quarta

Comércio e Serviço Público: Veja o que abre e o que fecha no Dia da Nossa Senhora da Conceição em Cuiabá e VG

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Comércio e Serviço Público: Veja o que abre e o que fecha no Dia da Nossa Senhora da Conceição em Cuiabá e VG
Nesta quarta-feira (8), é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Padroeira de Cuiabá. Na Capital, a data é considerada feriado municipal. Em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), por sua vez, o feriado é facultativo. Para entender o que deve abrir e o que deve fechar, o Olhar Direto consultou as prefeituras de ambas cidades. 


Leia também:
Seduc lamenta morte de estudante no Véu de Noiva, afirma que protocolos foram seguidos e diz prestar apoio à família

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, o decreto municipal nº. 8.499 de 23 de junho de 2021, que torna os feriados neste ano dia útil, não se aplica aos feriados religiosos. Com isso, o comércio na Capital não está autorizado a funcionar e, além disso, os serviços públicos estarão suspensos.

Isto também significa que em Cuiabá, o comércio em geral deverá se atentar às regras de funcionamento, conforme consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do município, como o pagamento das horas trabalhadas em dobro, incluindo comissões de vendas, conforme relatou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

Em Várzea Grande, segundo a assessoria da Prefeitura da cidade, o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é considerado ponto facultativo. Isto devido ao decreto municipal nº. 79/2020, que torna a data facultativa.Apesar disso, o atendimento nos órgãos públicos de Várzea Grande também estarão suspensos neste dia. 

Sobre o funcionamento da atividade econômica, em Várzea Grande, o exercício poderá ser realizado sem qualquer tipo de prejuízo ao comércio, à indústria ou à prestação de serviços, que poderão funcionar normalmente sem a necessidade de seguir as obrigações previstas na CCT que inclui este município.

Vacinação

Em Cuiabá, apenas os polos do Sesi Papa e da Universidade Federal de Mato Grosso. A campanha Vacina Cuiabá - Sua Vida em Primeiro Lugar atuará em sistema de rodízio das 8h às 12h. É necessário chegar ao local até às 11h30. O polo da Assembleia Legislativa estará fechado, a pedido da administração da Casa de Leis. Caso alguém esteja agendado para este polo, deve se dirigir a qualquer outro que esteja funcionando na data agendada.

De acordo com o Executivo Municipal de Cuiabá, neste momento a campanha de imunização está vacinando pessoas com a segunda dose, dentro do prazo estipulado no cartão de vacinação. Também estão sendo vacinados com a dose de reforço todas as pessoas de 18 a 59 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 5 meses (150 dias). Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet