Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

processo EMERGENCIAL

Sindimed diz que SES faz manobra com seletivo para descumprir TAC; Pasta afirma que concurso sai neste ano

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Sindimed diz que SES faz manobra com seletivo para descumprir TAC; Pasta afirma que concurso sai neste ano
O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) entrou com pedido de impugnação do edital de abertura de processo seletivo simplificado Nº 001/SES/2022 que visa a contratação emergencial de diversos profissionais, entre eles médicos. O Sindimed diz que há uma “manobra” para descumprir um termo assinado em 2019 para o concurso público na área.

 
Leia também:
Forte chuva deixa cidade completamente alagada; veja vídeos
 
Segundo o Sindicato, existem alguns pontos que merecem destaque quando da análise da legalidade da publicação do edital de contratação neste ato impugnado. O primeiro deles diz respeito aos próprios números da pandemia que vem apresentando queda em relação ao número de infectados bem como em relação às taxas de ocupação de leitos de UTI.
 
Outro ponto é a desativação de alguns centros de vacinação é outro indicativo do arrefecimento da pandemia e da consequente relativização do estado emergencial por ela provocada.
 
Além disso, o próprio poder público Estadual determinou o retorno das atividades presenciais em todas as suas secretarias, impondo o tele trabalho apenas para um restrito grupo de servidores que apresentem gravíssimas comorbidades.
 
"Isso mostra que o  cenário de crise não mais existente e o referido edital de contratação temporária é a desobediência a um Termo de Ajustamento de Conduta, qual seja, TAC 001/2019, firmado no dia 27 de maio de 2019, que em sua Cláusula Quinta estabelecia o prazo de 24 meses para realização de concurso público, tendo o mesmo se esgotado em maio de 2021, sem que qualquer providência fosse tomada, ou seja o governo está usando de manobra para não fazer o concurso público, usando de artimanha com esse processo seletivo", disse Adeíldo Lucena, presidente do Sindimed-MT.
 
Segundo o assessor jurídico do Sindimed-MT Jônathas Borges Hosaka do escritório Hosaka Advocacia e Assessoria Jurídica, a denúncia já foi protocolada no MPE do descumprimento do TAC e pela falta de justificativa de contratações temporárias em detrimento da obediência aos princípios administrativos constitucionalmente estabelecidos.
 
"Estamos pedindo a impugnação do Edital de Abertura de Processo Seletivo Simplificado nº 001/SES/2020 em decorrência da não mais existência do caráter emergencial provocado pela pandemia do COVID-19; em decorrência da desobediência dos princípios administrativos constitucionalmente estabelecidos, bem como em relação a ausência de planejamento e desobediência ao TAC e pedimos o cumprimento integral dos termos desse termo", explica o advogado.
 
Outro lado

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclareceu que o processo seletivo é necessário para atender as demandas de urgência e emergência relacionadas ao recente aumento de casos de Influenza e Covid-19, além das demandas por cirurgias eletivas.

O órgão estadual ressalta que há previsão de realização de concurso público da Saúde do Estado para ainda este ano. A pasta enfatiza que a existência do processo seletivo não anula a realização do concurso público.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet