Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

sem imunização

Covid-19 já matou 39 crianças e bebês em Mato Grosso

Foto: Getty Images/Ivan Pantic

Covid-19 já matou 39 crianças e bebês em Mato Grosso
A Covid-19 já matou 39 crianças desde o começo da pandemia em Mato Grosso até sexta-feira (7). Conforme dados do Painel Interativo da Covid-19, foram registrados 34 óbitos entre crianças menores de cinco anos e cinco óbitos entre crianças de 06 a 10 anos. 


Leia também:
Contra obrigatoriedade, Janaína dá testemunho em prol da vacina e decide imunizar os filhos

Atualmente, o governo federal debate a vacinação desta faixa etária mesmo com liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação da vacina Comirnaty, da Pfizer.
 
As mortes de crianças com até cinco anos ocorreram em Cuiabá (8), Campinápolis (3), Alto Boa Vista (2), Barra do Garças (2), Sinop (2), Barra do Bugres (2), Cáceres (1), Canarana (1), Comodoro (1), General Carneiro (1), Lucas do Rio Verde (1), Nova Bandeirantes (1), Peixoto do Azevedo (1), Querência (1), Reserva do Cabaça (1), Rondonópolis (1), São Felix do Araguaia (1) e Tapurah (1). Também há seis internações para este grupo etário.
 
Já na faixa etária, cuja vacinação é discutida, os óbitos foram registrados em Cuiabá (1), Dom Aquino (1), Santa Terezinha (1) e Várzea Grande (2). Também há quatro internações no estado. Outras 142 estão em monitoramento por conta da doença.
 
 A vacinação de crianças foi criticada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (6). Em entrevista à TV Nova Nordeste, Bolsonaro também minimizou o número de mortes de Covid nesta faixa etária, dizendo que é quase zero.
 
Tampa laranja e outros detalhes sobre a vacina 

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. 
A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. 

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa.  

A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC. 

Anvisa contou com especialistas externos 

Para a avaliação da ampliação da faixa etária dessa vacina, a Agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas em pediatria e imunologia que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório. 

O olhar de especialistas externos foi um critério adicional adotado pela Anvisa para que o uso da vacina por crianças fosse aprovado dentro dos mais rigorosos critérios, considerando para isso o conhecimento de profissionais médicos que atuam no dia a dia com crianças e imunização. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet